Com o isolamento social, medida preventiva para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), é normal que a exposição ao Sol diminua. Portanto, é preciso tomar um cuidado especial com a deficiência de Vitamina D, que é um micronutriente e é fundamental para o sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Ela estimula a proliferação das células de defesa e a produção de substâncias importantes no combate a patógenos.

 

Entre outras funções no corpo, a Vitamina D atua no funcionamento do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio e tem papel importante no equilíbrio do açúcar no sangue. Ou seja, atua como um hormônio multifuncional, já que diversas células e tecidos possuem receptores para síntese da vitamina. A deficiência dessa vitamina está comprovadamente ligada a uma série de doenças, como as doenças autoimunes, o diabetes, a osteoporose.

 

É de extrema importância manter o equilíbrio de fatores relacionados ao estilo de vida, principalmente para evitar a queda da imunidade. A alimentação é parte essencial desse processo, e deve combinar uma dieta balanceada com a reposição de nutrientes.

 

Os especialistas ressaltam que uma boa rotina alimentar deve ter alta variedade de frutas, legumes e verduras. E há outras estratégias, que devem ser consideradas, dentre elas, a prática de exercícios físicos regulares, a regulação do sono, a amenização do estresse e a suplementação de nutrientes que possam fortalecer esses cuidados, associadamente à alimentação.

 

Veja as dicas:

 

  • Consuma alimentos ricos em vitamina D, como por exemplo: peixes (salmão, atum, sardinha), óleo de fígado de bacalhau, cogumelos, ovos e fígado. O nutriente também é encontrado em produtos fortificados, como os cereais, margarina, iogurtes e o leite. Por isso, é importante olhar o rótulo dos produtos no mercado.
  • Exponha-se ao Sol. Durante três vezes por semana, de 15 a 20 minutos, de preferência antes das 10h da manhã;
  • Procure sempre ajuda médica. Cuide de você e do seu corpo.

 

Fonte: Núcleo Médico do Grupo Fleury e Núcleo de Nutrição do Grupo Fleury