Você sabe o que é canície?

São os conhecidos cabelos brancos, que podem surgir desde jovens, quando costuma ter uma versão alterada do gene que regula a produção de melanina – a substância que dá cor ao cabelo, assim como ser desencadeada por fatores externos, como: estresse, poluição, alimentação desequilibrada e exposição contínua à radiação solar, uma vez que ajudam no surgimento de radicais livres que comprometem a síntese de melanina. Doenças como tireoidites, anemia perniciosa e doenças dermatológicas que comprometem o melanócito, o vitiligo por exemplo, também podem deixar os cabelos brancos.
No processo do envelhecimento, em geral, os fios brancos costumam aparecer entre 35 e 45 anos para os caucasianos (indivíduos com a pele branca), entre 45 e 55 para os orientais, e após os 55 para os negros.
Contudo, estudos mostram que o estresse está relacionado a aceleração desse processo, afinal sabemos que o mesmo pode levar a aceleração do envelhecimento do organismo como um todo!
No que diz respeito aos cabelos, apesar de outros fatores atuarem na canície, um estudo publicado pela Harvard University que revela uma ligação entre o sistema nervoso e as células-tronco que regeneram pigmentos nos folículos capilares. O estudo mostra que sob estresse frequente, a noradrenalina do sistema nervoso simpático faz com que as células-tronco dos melanócitos sejam ativadas excessivamente. Todas as células-tronco se convertem em células produtoras de pigmentos, esgotando prematuramente o reservatório. Os resultados explicam as ligações celulares e moleculares entre estresse e envelhecimento prematuro dos cabelos.
Portanto, vamos em frente com nossas medidas de autocuidado e o cultivo do bem estar.  Apesar dos cabelos brancos não serem mais um problema a muitos e estarem super em alta, sabemos que o estresse pode levar a a outras questões maiores e reduzir muito nossa qualidade de vida.
Cuidemo- nos com carinho e zelo

Dra Ana Carolina Antunes

dermatologista