Como dermatologista especialista em cabelos, minha homenagem ao dia dos pais essa manhã se faz através da lembrança da animação “Hair Love”; um curta-metragem de 2019 escrito, produzido e dirigido por Matthew A. Cherry e venceu o Oscar por melhor Melhor Curta de Animação em 2020.
O mesmo conta de uma forma emocionante a história de um pai que deve pentear a filha pela primeira vez. “Embora o filme mostre uma filha afro-americana e seu pai, acho que é uma história universal”, disse o autor. “Pais de todos os lugares podem se relacionar com isso da mesma maneira. Crianças de todas as etnias podem ver a humanidade neste filme. Para mim, é uma história importante porque a representação é importante”. O filme mostra o pai, que mesmo desajeitado, não desiste da missão e assiste tutoriais para poder arrumar sua filha Zuri. Ao longo dos quase 7 minutos de duração, o curta envolve o espectador em um enredo que fala sobre aceitação, autoconfiança e amor.
Aquela relação linda de apreciar entre pai e filhos, que felizmente tenho o privilégio de vivenciar e vejo com frequência entre meus pacientes e amigos que são pais. Parabéns papais! Vocês são demais!
Dra Ana Carolina Antunes – dermatologista
.
(Hair Love está disponível no YouTube)