Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro, trazendo a lembrança da cor roxa para campanhas educativas sobre a hanseniase; doença que coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, perdendo apenas para a Índia.


Mas você sabe o que é hanseníase?

É uma doença infecciosa e contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala) e quanto antes for feito seu diagnóstico melhor, evitando assim sequelas e proliferação da infecção!
Caracterizada principalmente pelo surgimento de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, com alteração da sensibilidade (paciente não sente ou tem sensibilidade diminuída) ao calor, frio, dor e toque. É comum ter sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (pés, mãos) e em algumas áreas pode haver diminuição do suor e de pêlos. O paciente pode ter dificuldades para segurar objetos, pode queimar-se e não sentir ou, por exemplo, perder os chinelos sem perceber. A doença pode também provocar o aparecimento de caroços e placas em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

O serviço público de saúde em todo o Brasil oferece gratuitamente o tratamento e é importante que todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de hanseníase serem examinadas para descartar possível contaminação.

Saibam: Hanseníase tem cura!

Quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e é possível evitar complicações. O paciente que inicia o tratamento não transmite mais a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho, etc. O tratamento da hanseníase é simples. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral – os medicamentos destroem os bacilos, com duração de 6 meses a 1 ano.  Tem alguma dúvida sobre a hanseníase ou suspeita da doença? Procure seu médico!


Cuidemo-nos. 

Dra Ana Carolina Antunes

(Fonte: http://www.sbhansenologia.org.br/campanha/janeiro-roxo )