O efeito frizz nos cabelos é muito comum, principalmente em épocas de chuvas ou quando a umidade do ambiente está elevada. Os fios insistem em permanecer armados, desalinhados, devido a abertura de suas cutículas.
Esse fenômeno ocorre devido a 3 fatores principais: falta de hidratação, umidade do ar e eletricidade estática nos fios. Segue algumas dicas que ajudarão a prevenir o frizz:
1. Hidrate os fios:
o cabelo precisa estar com seus componentes, o frizz ocorre quando falta algum nutriente, significa que os fios não estão totalmente saudáveis.
2. Evite a eletricidade estática: pode ser causado pela fricção em excesso (escovação ou da toalha). Evite esfregar muito os fios e use escovas/pentes em madeira ou com hastes flexíveis em silicone. Itens fabricados com plástico e nylon pioram o problema.
3.Tenha cuidado com a química: processos químicos, como a tintura e descoloração não são causas diretas do frizz, desde que os produtos utilizados sejam de boa qualidade e os procedimentos feitos de forma correta. Busque sempre um profissional de confiança para cuidar de você.
4. Evite expor seus fios ao calor: o mesmo pode fazer com que ele ele fique desidratado. Isso vale tanto para a chapinha quanto para o secador e o babyliss. Evite usar esses aparelhos e, caso vá usar, passe um protetor térmico antes e prefira temperaturas abaixo 160 graus.
5. Prefira a água fria ou morna: Pelo mesmo motivo, é bom evitar tomar banho muito quente. A alta temperatura da água remove a oleosidade natural dos cabelos, ressecando os fios e abrindo cutículas. Uma boa dica é fazer o último enxágue com água bem fria que também ajuda a fechar as cutículas
6. Use condicionador: após a limpeza dos fios com shampoos tradicionais (com surfactantes) que abrem as cutículas, sempre aplique um bom condicionar para selar novamente as fibras.
7. Se necessário leave-in ou silicones para evitar o frizz: Em ambientes com muita de umidade no ar, a água em forma de vapor pode desfazer as ligações ionicas dos cabelos e modificar temporariamente sua estrutura. Os leave-in ou silicones são seus aliados nesses momentos.

Dra Ana Carolina Antunes

dermatologista pela SBD

especialista em cosmiatria e Tricologia #saude #beleza #bemestar #dermatologia #estetica #tricologia #frizz #mogidascruzes #draanacarolinaantunes