Hoje vamos falar de uma queixa frequente do público masculino no consultório: “barba falhada”. Essa característica pode provocar impactos na autoestima ou impedir o desejo de manter a barba.

Mas afinal de contas, quais motivos podem levar a falhas na barba?

Primeiramente, é fundamental individualizarmos cada caso.

Em algumas situações, trata-se apenas de uma característica constitucional, em que a distribuição dos pêlos sempre se apresentará com aspecto mais ralo.

Doenças autoimunes, como a alopecia areata, também são capazes de cursar com diminuição e/ou ausência de pêlos na região. A alopecia areata da barba pode se apresentar como pequenas falhas arredondadas, com extensão variável da perda dos fios.

É importante ressaltar que doenças infecciosas como algumas micoses cutâneas e a sífilis (uma doença sexualmente transmissível) podem exibir placas de alopecia na região como única manifestação. Determinadas bactérias também podem ocasionar episódios de infecções dos folículos pilosos de maneira mais intensa, levando à destruição folicular e consequente formação de cicatrizes na área da barba.

Enfim, não deixe de consultar um médico dermatologista para ter o diagnóstico, orientações e possíveis tratamentos ao seu caso , afinal homens também se cuidam 😉

dra Ana Carolina Antunes

dermatologista