O que fazer se apresentar sintomas de contaminação pelo coronavírus Covid-19 ou se tiver contato recente com alguém que foi diagnosticado com a doença?

Segundo orientações do Ministério da Saúde, devemos entrar em contato com o número 136 ou se dirigir à unidade de saúde mais próxima.
Sempre lembrando da importância em evitar superlotar hospitais e pronto-socorros. A busca pelos mesmos deve ser feita nos quadros de dificuldade respiratória.
Outra boa conduta é ter consciência do coletivo, sendo assim, mesmo que você não faça parte dos grupos de risco é fundamental impedir a contaminação de outras pessoas. As medidas básicas de prevenção são: manter as mãos sempre limpas, lavando-as com água e sabão ou usando álcool em gel; cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir; se estiver doente evitar aglomerações; manter os ambientes sempre ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal.
Nesse momento o autocuidado se une a lembrança do cuidar do outro. Que estejamos juntos e conscientes  da nossa responsabilidade.
.
Para saber mais sobre as medidas de prevenção consulte o site do Ministério da Saúde.
.
https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus

#saude #beleza #bemestar #dermatologia #infectologia #coronavirus #prevencao #autocuidado #Longevidade #saudepublica #comunidade #mogidascruzes #draanacarolinaantunes