Bom dia ❤️

Para final de semana da Páscoa: Chocolate!🍫.

Páscoa… a passagem, a renovação, o renascimento. Além de todo significado grandioso que essa data tem, para muitos é o tempo de muito chocolate! Mas afinal, qual a relação do chocolate com a pele?

O chocolate é um alimento muito nutritivo, rico em flavonoides, substancias essas com ação antioxidadante que auxilia no combate aos radicais livres que promovem o envelhecimento. Porém, os flavonoides estão mais presentes nos chocolates amargos, com maior concentração de cacau.

E com relação a acne? Comer chocolate dá espinhas? Assunto ainda polêmico e controverso, não havendo até o momento muitos estudos científicos que consigam comprovar a relação entre chocolate e a piora da acne. Contudo, devemos tomar cuidado com os tipos ao leite, branco, com amêndoas, amendoins e outros recheios, que podem aumentar o nível de gordura e açúcar, presente no mesmo. Alguns estudos tem mostrado que, alimentos com altas taxas glicêmicas, induzem picos de glicemia, o que pode levar a aumento da testosterona e diminuição dos hormônios sexuais que ajudam na secreção sebácea da pele, levado ao famoso surgimento da acne. Dessa maneira o conselho é aproveitar as delícias do chocolate com prudência e preferir os tipos meio amargo e com altas concentrações de cacau (tipo 70%), pois sabemos que são ricos em substâncias que auxiliam em nossa saúde e bem estar

Chocolates também promovem sensação de bem estar, que parece estar baseada na liberação de endorfinas e dopamina induzida pela sensação de relaxamento que ele promove!

Sendo assim, mais uma vez, “o caminho do meio “ se torna o melhor a ser seguido.

Feliz Páscoa

Dra. Ana Carolina Antunes