Mogi das Cruzes avançou na fase de isolamento indicada pelo Governo do Estado, mas os cuidados precisam ser mantidos. A Secretaria Municipal de Saúde reforça as orientações que devem ser adotadas na rotina para manter a prevenção ao novo coronavírus. Os cuidados devem ser redobrados com idosos e pessoas com outras doenças ou situações que causam baixa da imunidade.

O isolamento social ainda é a melhor forma de evitar o contágio, por isso, a principal recomendação é sair somente para trabalhar ou em casos de necessidade. “Se tiver que sair de casa, use máscara e tome todos os cuidados pessoais. Temos que manter esses cuidados para que nosso município e região possam avançar para as próximas etapas”, explica o prefeito Marcus Melo.

O uso de máscara continua obrigatório sempre que precisar sair de casa. Pode ser um modelo caseiro, feito em tecido, mas é necessário observar sempre a necessidade de troca e o cuidado ao guardar o acessório antes de higienizá-lo com água e sabão ou em mistura com cloro. Lave bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia ou utilize álcool em gel. Se precisar sair, é recomendado levar um pequeno frasco do produto.

Evite contato físico e cumprimentos com beijos ou apertos de mão e mantenha a atenção para não compartilhar objetos pessoais. É importante manter uma rotina de limpeza e higienização dos objetos tocados em casa e no ambiente de trabalho, como computador e telefone.

Outro cuidado importante, ao evitar contato físico, é evitar aglomerações e respeitar a distância de pelo menos 1,5 metro entre uma e outra pessoa, em filas, supermercados ou bancos. Mogi das Cruzes registrou, até terça-feira, 6.475 notificações suspeitas de Covid-19, das quais 1.597 casos foram confirmados positivamente e 1.000 pacientes já se curaram ou tiveram alta da doença. Há, ainda, 3.477 exames negativos e 424 casos dispensados de coleta laboratorial, além de 977 casos aguardando resultados de exames. Infelizmente, 129 pacientes foram a óbito.
Confira os cuidados que devem ser mantidos
Fique em casa: só saia para trabalhar loja em caso de necessidade
Higienize-se: lave bem as mãos várias vezes ao dia e use alcool em gel
Evite contato físico: não use beijos, abraços ou apertos de mãos para cumprimentar
Evite aglomerações: mantenha distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas
Use máscara: o acessório é obrigatório ao sair de casa
Fique atento: não compartilhe objetos, copos e talheres e limpe as superfícies que tocar