Militares do 6º Batalhão de Infantaria Leve do Exército Brasileiro realizaram, na manhã desta quinta-feira (25/6), um serviço de desinfecção nos Terminais Central, Estudantes e Geraldo Scavone. O trabalho foi feito após solicitação da Prefeitura de Mogi das Cruzes e faz parte das ações para combater a disseminação do novo coronavírus na cidade.

A desinfecção foi feita com a utilização de uma solução de hipoclorito de sódio e álcool 70. Ao todo, 13 militares participaram da ação, além de duas viaturas – uma para o transporte do produto e outra para o transporte da tropa. O trabalho foi feito manualmente nas partes interna e externa dos terminais, o que garante maior eficiência na desinfecção.

“Pela grande movimentação de pessoas, o trabalho de limpeza nos terminais é constante, com funcionários disponibilizados para este serviço. A ação de desinfecção, realizada pelo Exército, é importante e vem somar e ampliar esta proteção à população de Mogi das Cruzes”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O trabalho começou por volta das 9 horas, no Terminal Central. No local, foram desinfetados as plataformas, os acessos e as estruturas internas do prédio do terminal. O trabalho foi repetido, na sequência, no Terminal Estudantes e no Terminal Rodoviário Geraldo Scavone. Como medida de precaução, os locais que receberam o trabalho foram isolados durante a desinfecção.

“Esta é uma das ações que estamos realizando, que é a desinfecção biológica para diminuir a carga viral. Para nós, é uma satisfação estar trabalhando junto à população”, afirmou o major Paulo Santos, que acompanhou o trabalho do 6º BIL.

O 6º Batalhão de Infantaria Leve tem sede em Caçapava e faz parte do trabalho do Exército no combate à Covid-19. Neste trabalho, o Batalhão conta com a Subunidade de Força de Ação Estratégica (SUFAE) e com o Pelotão de Reconhecimento e Destacamento de Pronta Resposta DQBRN (Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear).

Outras ações

Desde o início da pandemia, os serviços de limpeza nos terminais de ônibus foram intensificados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Somente para os dois terminais, 18 funcionários de limpeza trabalham em turnos para garantir a adequada limpeza dos locais. Além disso, os terminais também são atendidos pelos serviços de desinfecção realizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.

No dia 10 de junho, os terminais também foram atendidos pelo serviço de limpeza por pulverização realizado em parceria com uma empresa do ramo farmacêutico, que percorreu diversas regiões da cidade.