A luta contra o novo coronavírus (Covid-19) é papel fundamental de todos, só assim é possível minimizar o desenvolvimento da pandemia. Para isso, cuidados de higienização das mãos são essenciais, seja com água e sabão, ou álcool em gel quando a falta da primeira opção. As mãos por sua vez contaminadas e em contato com os olhos podem ser ponde para adquirir o novo coronavírus.

 

A médica oftalmologista Keila Cristina Prado explica que as mãos devem ser higienizadas diversas vezes ao dia, visto que elas podem ser “ponte” para contaminação. “A mão contaminada em contato com olhos podem atingir as membranas mucosas, que revestem várias cavidades do corpo, e são as mais suscetíveis à transmissão do vírus”, alerta Keila.

 

Observa-se que pacientes que contraíram o coronavírus podem apresentar sintomas nos olhos. De acordo com a médica, a conjuntivite é uma inflamação da membrana que cobre o globo ocular. “A conjuntivite geralmente se apresenta na forma de olhos infeccionados/ vermelhos, úmidos e lacrimejantes”. Portanto, é de extrema importância a higienização das mãos frequentemente, sempre que manusear algo diferente que possa estar infectado.