As condições adversas do sono são cada vez mais comuns na vida dos brasileiros. Segundo dados da Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de pessoas no País sofrem de insônia e 45% se queixam de dormir mal. A vida agitada e o estresse do dia a dia fazem com que dormir seja cada vez pior e por pouco tempo.

De acordo com a química Giseli Fernandes, da Phytoterápica, alguns óleos essenciais têm bastante sucesso em tranquilizar e estimular o sono. Eles são 100% naturais, extraídos da parte aromática das plantas, como folhas, flores, galhos, troncos, raízes e casca de frutos.

  1. Óleo essencial de Ylang Ylang

O óleo composto pela flor Ylang Ylang é bastante utilizado como alternativa para o tratamento da insônia, ansiedade, estresse e demais questões emocionais.

  1. Óleo essencial de Lavanda

É um dos óleos essenciais mais conhecidos. Propicia bem-estar, combate a insônia e a ansiedade.

  1. Óleo essencial de Manjerona

De fragrância suave, é considerado um excelente relaxante e reconfortante, auxiliando em casos de insônia, ansiedade, tensão nervosa, estresse e dores de cabeça. Esse óleo promove também o relaxamento muscular, colaborando para uma noite tranquila. Uma forma de uso eficiente é colocar 5 gotas no aromatizador elétrico, com água, e deixar no quarto durante 1 hora antes de dormir.

  1. Óleo essencial de Bergamota

De aroma muito agradável, é relaxante e antidepressivo, indicado em casos de insônia, tensão nervosa e estresse. Pode ser usado no colar aromático (1 a 3 gotas) ou no aromatizador de ambiente elétrico (5 a 8 gotas com água).

  1. Óleo essencial de Laranja

Com notas cítricas e aconchegantes, esse é um dos óleos essenciais indicados para quem sofre de insônia. Melhora o humor e é um excelente relaxante noturno. Vale utilizá-lo no aromatizador para deixar o quarto com um cheiro especial ou então fazer um banho terapêutico antes de dormir, garantindo um sono mais tranquilo e revigorante.