Do samba na avenida até a folia dos bloquinhos de rua, o Carnaval é sinônimo de alegria e agitação.
Entretanto, é durante a festa mais popular do País que as pessoas – as que gostam de brincar nos dias de Carnaval – costumam descuidar da alimentação. Para aguentar as comemorações até o final, são necessários alguns cuidados na dieta, não para diminuir os números na balança, mas para ter muito pique e disposição.

O esforço físico feito no evento faz com que o corpo perca muitos nutrientes durante a transpiração. O ideal é dar prioridade às comidas que forneçam hidratação e sejam ricas em sais mineiras, além de evitar frituras e industrializados. Para isto, a nutricionista da Bio Mundo (rede de lojas que busca promover saúde e bem-estar por meio de produtos saudáveis), Ellen D’arc, listou os melhores alimentos para incluir no cardápio durante a festa:

• Castanhas: fonte abundante de energia e sais mineiras, além de serem snacks práticos e saudáveis para levar na bolsa. “Oferecem ômega 3 e 6, vitamina E e fotoquímicos. Pequenas porções são extremamente nutritivas”, explica a especialista.

• Laranja, limão e abacaxi: frutas cítricas são ricas em vitamina C, um verdadeiro reforço para o sistema imunológico e importante para o fígado. Elas também ajudam na hidratação corporal por conta da quantidade abundante de água na sua composição. Outra vantagem é que auxiliam na absorção do ferro.

• Melancia: fruta rica em água, essencial para manter a boa hidratação. Além de ser fonte de minerais como magnésio e potássio e vitaminas A e C.

• Gengibre: poderoso digestivo e auxilia contra mal estar e enjoo. Dica: suco de melancia com gengibre.

• Ovo: Um café da manhã reforçado para quem deseja um dia inteiro de energia deve ter ovo incluso, já que o alimento é rico em proteínas. “Combinar com uma fatia de queijo branco, por exemplo, torna a refeição ainda mais saborosa e completa”, sugere a profissional.

• Arroz e macarrão integrais: Eficientes para a produção de energia e ricos em nutrientes e fibras, os alimentos integrais são excelentes para compor um almoço equilibrado. “O ideal é que seja acompanhada por guarnições leves. Peixes e grelhados são uma ótima pedida”.

• Frutas secas: Damasco, uva e ameixa, por exemplo, são ótimos lanches intermediários e que evitam comer “besteira” na rua. “Fornecem fibras, potássio, fósforo, magnésio, ferro e uma gama variada de nutrientes. A quantidade, porém, deve ser ponderada”, destaca Ellen.

• Água de coco: Para se refrescar durante os dias quentes do feriado, a água de coco é uma verdadeira aliada. Seus benefícios não se resumem a isso, a fruta ainda diminui a fadiga muscular e possui baixo índice calórico.

Barrinhas de cereais: A barrinha de cereal, como o próprio nome indica, é feita de um mix de cereais que são abundantes em vitaminas A, C e E. Por causa das fibras, eles também controlam o nível glicêmico e regulam o intestino, sendo um lanche ideal para carregar na bolsa. “Vale a pena apostar nas versões proteicas se você faz atividades físicas regularmente”, finaliza a especialista.