Para um cálculo rápido: uma barra de 230gr de chocolate possui, em média, 540 calorias. O médico Walid Nabil Ourabi, especialista pela Sociedade Brasileira da Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), para queimá-las seria necessário cerca de 42 minutos caminhando (8 km/h) ou 22 minutos correndo (8 km/h).
“Quando um alimento, como o chocolate, é ingerido, as calorias já são absorvidas pelo organismo e ocorre o aumento do índice glicêmico, ou seja, a entrada de açúcar na corrente sanguínea que é transformada em gordura e é armazenada pelo organismo”, explica o especialista. Por isso que, quanto antes queimar essas calorias ‘recentes’ que estão entrando no corpo, é melhor.
Outra forma de driblar as calorias é comer algo calórico, como um chocolate, sempre logo depois de ingerir alimentos saudáveis, com fibras e proteínas. “Assim o índice glicêmico desse alimento estará misturado no bolo alimentar e as calorias vão entrar gradativamente na corrente sanguínea, o que aumenta a possibilidade de não gerar acúmulo”, finaliza o médico.