Muitas pessoas acreditam que fazer uma rotina de cuidados com a pele, praticar exercícios físicos e ter boas noites de sono são as únicas (e já suficientes) formas de exercitar o autocuidado. No entanto, outro ponto que vem ganhando cada vez mais destaque, e adeptos, é a alimentação saudável com fibras, minerais e nutrientes. O fato é que exercitar o autocuidado atrai excelentes benefícios à saúde, como a melhora na qualidade de vida, o humor e a disposição, além de contribuir para a prevenção de inúmeras doenças.
O que fazer?
Adotar atitudes que beneficiam o próprio corpo é o primeiro passo. Fazer atividades físicas, cuidar da pele e escutar aquela música preferida são boas opções. Além disso, nunca é tarde para incluir novos hábitos na rotina, principalmente quando melhoram o próprio bem-estar.
“Muitas pessoas, com a desculpa clássica de ‘quando sobrar um tempo eu cuido de mim’, acabam se sabotando. Enquanto não nos enxergarmos como merecedores de cuidado, viveremos apenas do tempo que sobra em relação a tudo, aceitando menos do que merecemos. E, acredite, é algo simples. Basta usar os recursos que temos a nosso favor, dentro da nossa realidade”, reflete a psicóloga Flaviany Carvalho, especialista em qualidade de vida, autoconhecimento e amor próprio.
Pensando nisso, Bio Mundo, rede de franquias de alimentos naturais e saudáveis, separou algumas dicas de como incluir o autocuidado de maneira leve e fácil na rotina. Confira:
Pratique a meditação

Ao contrário do que muita gente pensa, a meditação é uma prática excelente para o funcionamento do corpo. Ela acalma a mente, alivia o estresse e melhora a concentração. Hoje, existem milhares de aplicativos e vídeos no youtube que ajudam a meditar. Opções não faltam!
Beba água

A água é um componente essencial para a saúde, pois elimina toxinas, absorve nutrientes e mantém a pele hidratada. O seu consumo diário é de extrema importância para o funcionamento do corpo, sendo uma excelente e simples maneira de realizar o autocuidado.
Boa noite de sono

O tempo de sono adequado, além de ser reparador, faz total diferença na rotina. Esse é o momento em que o corpo descansa, repõe as energias e metaboliza alguns hormônios importantes para o seu funcionamento. Recomenda-se que as pessoas tenham no mínimo oito horas de sono por dia.
Reserve um momento de lazer

Separar um tempo para descansar e relaxar a mente, também é autocuidado. Seja ouvir uma música, assistir uma série, ler ou cozinhar. Ter esse compromisso consigo mesmo é importante.
Praticar exercícios físicos

A prática está entre os principais pilares do autocuidado. É muito importante separar um tempo na rotina para cuidar do corpo, ir à academia, caminhar ou praticar um esporte que gosta.