Confira as dicas para vender melhor no Natal
Confira as dicas para vender melhor no Natal

O Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha “Venda Melhor Natal” para auxiliar os lojistas a incrementar as vendas na data, considerada pelo comércio varejista nacional como a mais importante do calendário. Disponível na internet o empreendedor pode obtê-la em http://sebr.ae/sp/vm_natal, ou ir pessoalmente até um escritório do Sebrae-SP e retirar.

“As datas comemorativas são fundamentais para que o comércio seja aquecido, ajudam a impulsionar os negócios e consequentemente a economia do País. Dependendo da atividade, o faturamento do empresário pode até mesmo dobrar na época de Natal.” afirma o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.

Seja loja de rua, em shopping ou e-commerce, todas requerem cuidados com o visual. O material desenvolvido pelos especialistas do Sebrae-SP ensina o lojista a expor os produtos da melhor forma, como determinar o cronograma de recebimentos de produtos, o que comprar para o período e como vender por faixa etária e sexo – além de muitas outras dicas valiosas que podem refletir positivamente no faturamento.

Para atingir esse objetivo, o Sebrae-SP ensina o lojista como elaborar kits criativos para crianças, adolescentes, homens e mulheres, e a trabalhar as embalagens de acordo com o tipo de público que será presenteado. No quesito equipe, a cartilha ensina boas práticas para satisfazer o cliente como atendimento personalizado e nome identificando o vendedor e conhecimento de produto ou serviço daquilo que se está oferecendo, entre outras dicas.

Dicas para vender mais no período

1 – Clareza: não esconda nem manipule o preço do produto e do frete para iludir os consumidores. Destaque todos os valores que fazem parte da compra

2 – Acessibilidade: Deixe o produto com fácil acesso, principalmente em lojas de autosserviço

3 – Dê atenção: seja exclusivo ao seu cliente; ouça-o com cuidado e identifique suas necessidades

4 – Sinalização: mercadorias bem sinalizadas vendem mais rápido

5 – Soluções: para o cliente não existe uma só saída; procure dar o máximo de opções

6 – Criatividade: Monte kits por faixa etária e sexo, combinando vários produtos

7 – Acompanhe seu estoque: isso permite ajustes de curto prazo para aumentar as vendas

8 – Recebimento de produtos: faça um cronograma para não receber tudo em um só lote