O Sesi Mogi das Cruzes recebe até o dia 8 de dezembro a exposição Uma Viagem pelas Ilustrações dos Livros Infantis, com trabalhos dos premiados ilustradores Alexandre Camanho, Cristina Carvalho, Ionit Zilberman, Jô Oliveira, Meire de Oliveira e Sônia Magalhães, publicados pela Sesi-SP Editora.

A mostra, que faz parte do projeto Exposições Itinerantes do Sesi-SP  demonstra, para os mais variados públicos, a diversidade de técnicas e estilos empregados na criação das imagens que enriquecem os livros infantis. A visitação é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta, das 8 às 20 horas e, aos sábados, das 9 às 18 horas.

A ilustração vem ganhando cada vez mais importância, nos livros de modo geral e, em particular, nas obras infantis. O que já foi entendido como um apoio ao texto por imagens, algo como uma decoração criativa que ajudasse a atrair a criança para a leitura, passou a ser parte estruturante da própria narrativa e da construção do enredo, ampliando com isso as possibilidades interpretativas da obra literária.

Sobre os ilustradores

Alexandre Camanho nasceu na cidade de São Paulo, estudou gravura e desenho na Universidade de São Paulo (USP), no departamento de artes plásticas. Faz ilustrações desde 1999 e, em 2012, ganhou o prêmio Ibema Gravura. Nos últimos anos, tem se dedicado a livros para crianças de todas as idades, procurando despertar a imaginação por meio dos desenhos. Recebeu o prêmio Jabuti, em 2º lugar na categoria melhor ilustração infantil, com Os Três Ratos de Chantilly.

Cristina Carvalho, conhecida como Cris Eich, é ilustradora e artista plástica. Nasceu no interior paulista e hoje trabalha ilustrando livros infantis. Autora de dois livros-imagem, já ilustrou mais de 80 títulos, entre eles Os Pescadores e as suas Filhas (2012), de Cecília Meireles e Os doze trabalhos de Hércules (2010), de Monteiro Lobato.

Ionit Zilberman nasceu em Israel, em 1972, e aos seis anos veio com os pais para São Paulo, onde mora até hoje. A vontade de fazer livros começou enquanto ela cursava a faculdade de artes plásticas. Já ilustrou 40 livros publicados, alguns deles traduzidos para línguas estrangeiras.

Jô Oliveira, da Ilha de Itamaracá, é desenhista de história em quadrinhos e ilustrador, formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Artes Industriais, na Hungria. Em 2004, foi premiado com o Troféu HQ Mix como Grande Mestre. No Brasil, ele é mais conhecido por ter ilustrado diversos selos dos Correios e por ilustrações de livros didáticos e infanto-juvenis, dos quais se destaca uma versão de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Meire de Oliveira é arquiteta e urbanista, vem se dedicando a ilustrar revistas e livros em um processo ininterrupto, que hoje envolve criação, composição e também a escrita. Dentre os prêmios recebidos, destaca-se o Prêmio Jabuti, na categoria Ilustração, em 2014.

A araçatubense Sônia Magalhães estudou Artes e trabalhou com ensino de arte em escolas e com ação educativa em Museus e Bienais. Fez também curadoria de exposições de arte. Fascinada por tesouras desde criança, realiza Ilustrações para crianças e adultos utilizando técnicas de colagem, para livros e revistas.

SERVIÇO

Exposição: Uma viagem pelas ilustrações dos livros infantis

Local: SESI Mogi das Cruzes, Hall de Entrada do Teatro

Datas e horários: Até 08 de dezembro, segunda a sexta, das 8h às 20h e, aos sábados, das 9h às 18h

Informações: (11) 4723-6900

Entrada gratuita