UMC - SUB 1

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) receberá, nesta quarta-feira (4), festeiros, capitães de mastro e devotos da Festa do Divino Espírito Santo para a inauguração do subimpério, montado no prédio 3 e confeccionado pelo artista plástico Ítalo Lossano.

Como ocorre tradicionalmente, o Campus recebeu decoração especial. Além do altar, as alamedas foram decoradas com o tema e receberam os mastros do Divino. A cerimônia da Entrada das Bandeiras, marcada para às 19h30, será conduzida pelo padre Thiago Cosmo, capelão da UMC e terá a participação dos festeiros Sérgio Braz e Mônica Mello, dos capitães de mastro Ciro Fujii e Helena Mori Fujii, diretores, professores e alunos da UMC. O cortejo sairá da frente do prédio administrativo e seguirá até o saguão do prédio 3, onde o subimpério será inaugurado.

O Coral formado por alunos dos cursos de Educação Física e Pedagogia participará do evento com repertório de músicas temáticas, relacionadas à Festa do Divino e ao clima de fé que envolve a celebração. Em seguida, será servido o tradicional pãozinho com chocolate quente.

“Há 53 anos a UMC monta o subimpério com o intuito de participar desta corrente de fé e devoção que toma conta da cidade durante a Festa do Divino, a maior manifestação religiosa da cidade”, explica a professora Andrea Lícia de Almeida Oliveira, assessora pedagógica da graduação e organizadora das celebrações da Festa do Divino na universidade.

Outros eventos

Além da montagem do subimpério, a UMC participa de duas outras ações da Festa do Divino. Na quermesse, montada no Mogilar, a universidade terá um estande para receber os devotos. Haverá sorteio de prêmios e distribuição de brindes, como balões de gás aos fins de semana, fitinha e oração, entre outros.

No dia 6 de maio (sexta-feira), como ocorre tradicionalmente, voluntários da UMC trabalharão na quermesse servindo o Afogado.

A festa terá início no dia 5 de maio, com a solenidade de levantamento do mastro, bênção das bandeiras e abertura do Império na praça Coronel Almeida e prossegue até o dia 15, com procissões, missas e novenas. O tema deste ano é: “Divino Espírito Santo, derramai sobre as famílias a graça da Misericórdia”.