abdominais dentro 2208

Com cerca de um mês para a chegada da primavera, cresce o desejo de perder os quilinhos indesejáveis acumulados no inverno e conquistar o “efeito tanquinho”. Investir no exercício abdominal é uma das melhores opções para quem deseja definir a barriga.

Além de ter função estética, os abdominais tem um papel importante para a saúde. “O abdômen é o centro de equilíbrio para o corpo. Ao praticar exercícios abdominais, a pessoa fica com uma postura melhor, protege órgãos vitais e influencia mecanismos biológicos que são fundamentais”, explica a educadora física da academia Fit Premium Batel, Janaina Placido.

Para quem é iniciante neste exercício, a educadora recomenda que os abdominais sejam realizados três vezes na semana, mas ressalta a importância dos intervalos durante os treinos. “O ideal para o iniciante é realizar três séries curtas, sempre dando intervalos durante os dias, pois o que vale e que dá resultado é fazer o exercício corretamente”, comenta.

Já quem está acostumado pode aproveitar o momento para variar na intensidade dos exercícios e não se preocupar com a quantidade.

Entre os diversos tipos de abdominais existentes, a educadora da FIT Premium sugere os mais tradicionais para quem está iniciando. “Para quem não costuma fazer esta atividade, o indicado é que sejam realizados abdominais de elevação de tronco ou o abdominal inferior, pois além de serem eficientes são os mais seguros”, comenta. Além do cuidado que as pessoas devem ter, o acompanhamento de um profissional qualificado é fundamental para acompanhar o processo no treinamento, identificar a melhor atividade para cada pessoa e, assim, obter resultados e melhorar o condicionamento físico do aluno.

A professora ressalta que no período de dois a três meses, quem realizar todos os exercícios corretamente, terá um resultado significativo. “Contudo, o exercício abdominal só se torna eficiente quando é associado a outros exercícios aeróbicos e a uma dieta balanceada, pois ele não tem como objetivo a perda de gordura e, sim, a definição”, lembra Janaina.