A programação do Junho Verde desta semana inclui vários eventos e, entre eles, dois ocorrerão na sexta-feira (19/6). Às 15 horas, será realizada uma live, pelo Facebook da Prefeitura, entre o prefeito Marcus Melo e o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. Além de uma conversa sobre as ações conjuntas voltadas para a preservação da natureza, o evento marcará a sanção da Política Municipal de Educação Ambiental, que trará um série de parâmetros para o ensino na cidade. Em seguida, ocorrerá a entrega virtual do Mirante do Pico do Urubu, como parte do conjunto de obras que serão inauguradas durante as próximas semanas pela Administração Municipal (clique aqui para ver a programação completa).

O Mirante do Pico do Urubu recebeu um deck e um espaço de atendimento ao turista, a fim de ajudar no trabalho e credenciamento de pilotos, principalmente de voos duplos. Por causa de legislação ambiental, não há banheiro. O projeto foi elaborado em total equilíbrio ambiental com a Serra do Itapeti, tendo como objetivo respeitar e valorizar um dos principais patrimônios naturais de Mogi das Cruzes. A obra pretende fomentar o turismo, sempre respeitando a legislação ambiental e com o planejamento de estimular o lazer de forma sustentável. O investimento foi de R$ 403.877,78.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a semana será movimentada: “Teremos vários eventos, todos voltados para a defesa do meio ambiente. Por conta da pandemia, não estamos realizando ações presenciais, mas a população pode acompanhá-los pelas redes sociais. Os mogianos têm uma grande preocupação com o meio ambiente”, frisou.

Nesta terça-feira (16/6), às 15 horas, a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e a Universidadede Mogi das Cruzes (UMC), por meio de seu curso de Biologia, realizarão a teleconferência “A Pandemia Coronavírus e a relação dos seres humanos com a biodiversidade. Os riscos de novas pandemias com o homem invadindo habitats”, pelo aplicativo Google Meet. O evento debaterá os problemas causados pela pandemia do Coronavírus e os perigos dessa relação entre seres humanos e a biodiversidade.

O secretário Daniel Lima será o mediador da teleconferência, ao lado da professora-doutora Maria Santina de Castro Morini. O evento contará ainda com a presença dos professores doutores Kátia Mugnol, que abordará o tema “Vírus em busca do seu melhor ambiente”; Rodrigo Santos, com o tema “Crise ambiental, evolução e epidemias”, e Rogério Cordeiro, com o tema “Biodiversidade versus pandemia: o saber nos ensinos médio e fundamental”.

Já na quarta-feira (17/6), a partir das 10h, a programação do Junho Verde prevê a live “A Mogi dos próximos 10 anos”, que será transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Mogi das Cruzes e terá a presença do chefe de Gabinete, Romildo Campello, e dos secretários municipais de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, e de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira.