exposic%cc%a7a%cc%83o_placidina-1-2

O Instituto Dona Placidina completa 85 anos e ganha uma exposição de fotografias que fica até 31 de outubro no Mogi Shopping. Os painéis estão no corredor em frente ao banco Santander e contam a história da instituição de ensino por meio de imagens. Entre elas, reproduções de fotografias antigas dos prédios do instituto, além de novos registros do fotógrafo Marcos Vieira.

Os 85 anos do Placidina vão ser comemorados no dia 28 deste mês. Nesta mesma data, em 1931, foi lançada a pedra fundamental para a construção do prédio principal do instituto, à Rua Senador Dantas, 284, no Centro de Mogi das Cruzes. A inauguração foi em 05 de fevereiro de 1939, quando o local passou a atender 180 meninas de famílias de baixa renda. Com o tempo, a instituição ampliou o currículo escolar para atender também outras famílias que buscavam educação de qualidade para seus filhos.

O fotógrafo Marcos Vieira conheceu bem essa história nas pesquisas feitas para a exposição. “O convite para promover essa mostra veio depois do trabalho que fiz pelo aniversário de Mogi das Cruzes, quando conheci verdadeiramente a cidade, suas ruas e prédios importantes. O Instituto Dona Placidina está dentro desse contexto”, comenta. Ele revela que, para a exposição, fez reproduções de fotos antigas e também registrou os prédios atuais da instituição. “É um trabalho muito rico, fiquei maravilhado pela oportunidade de, mais uma vez, divulgar uma parte da história da cidade”, ressalta o fotógrafo.

As fotos em preto e branco revelam não só o edifício D. Firmina Sant’Anna – antigamente e na atualidade – como outras unidades do instituto que também oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental, com um total de 1.800 alunos.

A exposição é gratuita e pode ser conferida no horário de funcionamento do Mogi Shopping, das 10 às 22 horas, até o próximo dia 31.