O fotógrafo mogiano Cláudio Gatti, 49 anos, é um dos finalistas do Prêmio Comunique-se, na categoria repórter de imagem. A premiação é o “Oscar” do jornalismo brasileiro e os indicados foram escolhidos pelo público. A primeira fase de votação teve mais de 150 mil indicações, número recorde na história da premiação. O segundo turno da votação vai até 4 de julho pelo site www.votacao.premiocomunique-se.com.br.

 

Para votar em Gatti no Prêmio Comunique-se, na categoria repórter de imagem, o eleitor deve acessar www.votacao.premiocomunique-se.com.br

 

“Eu me sinto lisonjeado por estar concorrendo a esse prêmio que é decidido por votação popular. Só de ter sido lembrado pelo público, que citou meu nome e me indicou, já é uma grande vitória”, disse o fotógrafo que, em 2019, também concorreu. No ano passado, por causa da Pandemia, não houve a edição da premiação.

 

Gatti é de Mogi das Cruzes, estudou e lecionou na Unidade Braz Cubas, fez carreira como fotógrafo e dedicou os últimos 18 anos à fotografia coorporativa, mostrando nas páginas e capas de revistas de economia, os maiores e mais importantes empresários brasileiros registrados em situações inusitadas.

 

Dono de um olhar singular, o trabalho do fotógrafo mogiano quebrou paradigmas num setor altamente formal e, em 2017, o levou a expor sua irreverência no renomado Museu do Louvre, em Paris, durante o Art Shopping (Salão Profissional de Arte Contemporânea, em português), no Carrousel du Louvre, a convite da brasileira Heloiza Azevedo, curadora da exposição. Já em 2019, Gatti fez uma exposição na Bienal de Veneza.

 

“A foto precisa falar, ter alma. E o que mais ouço é ouvir que eles não têm tempo. E o que me fascina é isso, é em 15 minutos, extrair o retrato desses grandes empresários de forma diferenciada.”

 

Estão no hall de fotografados por Gatti os empresários Paulo Camargo (presidente do McDonald´s; Ivan Zurita (ex-Nestlé), Jaime Szulc (ex-Goodyear), Luciana Fasano (Fasano Restaurante), Carlos Wizard (Wise Up, escola de línguas), João Nagy (World Trade Center Hotéis), Fabrício Bloisi (fundador do IFood), Sérgio Zimerman (dono da rede Petz) e o chefe de cozinha e empresário, Henrique Fogaça.

 

São fotos que já estamparam capas de renomadas revistas brasileiras, como “IstoÉ Dinheiro”, “Veja”, “Quem”, “Caras”, entre outras.