No dia 18 de junho é comemorado o Dia da Imigração Japonesa, pois foi neste dia, no ano 1908, que o navio Kasato Maru aportou no Brasil trazendo famílias que vieram trabalhar no país. Para celebrar a contribuição da colônia japonesa em Mogi das Cruzes, será realizado o evento Mogi Shopping Matsuri.

A programação acontece no período de 17 a 19 de junho, ao lado da Cytolab, e contará com exposições de mangás, kokedamas, funkos, figure action e degustação de pratos orientais, em parceria com a Livraria Leitura, Digicenter, Piticas e Hashi Express.  Além disso, o espaço temático disponibilizará oficinas de origami, apresentações de taiko, artes marciais e odori.

“A realização do Mogi Shopping Matsuri é uma homenagem aos mais de 40 mil descendentes e imigrantes que moram hoje na cidade, além de uma oportunidade para os clientes prestigiarem a cultura japonesa”, ressalta Maurício Taufik, superintendente do Mogi Shopping.

De acordo com o Bunkyo, associação cultural da colônia japonesa, Mogi das Cruzes é uma das cidades do Estado de São Paulo que mantém a maior concentração de descendentes e ascendentes japoneses. “Desde que os primeiros imigrantes chegaram ao município, vimos apenas progressos. E contribuições como o evento do Mogi Shopping, para valorizar a cultura, merecem ser celebradas”, diz Frank Tuda, presidente do Bunkyo Mogi das Cruzes.