Como no passado, Mogi realiza campanha contra exploração sexual
Como no passado, Mogi realiza campanha contra exploração sexual

A Prefeitura de Mogi das Cruzes prepara uma série de eventos para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio. Palestras, caminhadas e mobilizações serão realizadas nesta quinta (16) e sexta-feira (17) por meio de parcerias firmadas com órgãos e instituições sociais que trabalham o tema focados na divulgação de ações preventivas e orientativas.

O primeiro evento acontece na quinta, às 10 horas, na Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), com o lançamento da Campanha de Conscientização de Combate à Exploração Sexual e ao Tráfico de Crianças e Adolescentes, numa parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Câmara e a Prefeitura Municipal. Na sexta (17), o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas promovem atividades externas.
A Lei Municipal 6.664/12 determina que os estabelecimentos comerciais de Mogi das Cruzes divulguem mensagem com a informação de que a exploração sexual e o tráfico de crianças e adolescentes são crimes e devem ser denunciados. A mensagem, conforme legislação federal, deve vir nos idiomas português, inglês e espanhol e com a divulgação dos telefones para denúncias. A Prefeitura disponibiliza o modelo do cartaz para impressão no link http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/assistencia/arquivos/cartaz-exploracao/cartaz-exploracao.pdf. Os estabelecimentos comerciais que não colocarem os cartazes ou placas, com esta mensagem, em locais visíveis, estão sujeitos à multa no valor correspondente a 10 Unidades Fiscais do Município (UFMs), hoje equivalente a R$ 122,17.

Caminhadas
Na sexta-feira (17), o Comitê Municipal de Prevenção e Combate às Violências Domésticas e o Conselho Tutelar de Braz Cubas promovem diversas atividades para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Às 9 horas, o grupo se concentrará na Praça Coronel Almeida para uma caminhada pelo calçadão da rua Dr. Paulo Frontin até o Largo do Rosário, no Centro. Às 14 horas, a mesma ação se repete no Jardim Aeroporto III, com saída da rua Tonga (em frente ao Posto de Saúde) e chegada na avenida Pantaleão Trandafilov.
No Distrito de Jundiapeba, várias ações também serão desenvolvidas no Largo da Feira, das 9h30 às 11h30 e das 14 às 16h30. Estão programadas mobilizações com diversas atividades como apresentações teatrais, bandas, grupos de capoeira e tendas temáticas. O trabalho contará com a presença de escolas municipais, estaduais, Cras, Creas e Conselho Tutelar.