O comerciante e alfaiate mogicruzense Johnny Rodrigues, proprietário da Dom Divino Livraria Católica, no Centro de Mogi das Cruzes, encontrou uma forma para passar as suas horas em tempos de isolamento social: confeccionando máscaras de TNT e em tecido para a prevenção contra o novo coronavírus (Covid-19) .

 

As primeiras 1,5 mil peças, feitas em TNT, foram doadas para pessoas do grupo de risco, como idosos, padres e freiras, asilos, enfermarias, voluntários na linha de frente, motoristas de aplicativos, carteiros, dentre outros.

 

E ele está sempre pensando em novas criações para atender aos muito pedidos dos clientes, que querem se prevenir, mas com estilo (veja algumas fotos).

 

A máscara com bordado é feita com duas camadas de tecido e uma de TNT grosso. E há para adultos e crianças. O valor: R$ 15,00. E há o modelo tradicional, também de tecido e com pregas, que está sendo vendido a R$ 10,00.  Todos os acessórios são higienizados antes de serem confeccionados e depois são colocados na prensa térmica. O pedido deve ser feito pelo telefone (11) 2378-8199, que também é WhatsApp. O atendimento é das 8h às 19h.

 

E depois de adquirido, todos os modelos podem ser lavados em casa para uma nova utilização. A recomendação é que elas sejam higienizadas com água e sabão, água sanitária ou hipoclorito de sódio. Devem ser deixadas de molho por 20 minutos, segundo o Ministério da Saúde, e deixadas para secar ao sol, de preferência —o uso deve ser feito com as máscaras completamente secas. A versão de tecido também deve ser usada por até duas horas ou até ficar úmida.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, pesquisas têm apontado que a utilização de máscaras caseiras impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, funcionando como uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos de Covid-19.

 

A máscara, entretanto, é uma proteção adicional. Para interromper o ciclo de disseminação do vírus, é importante seguir as regras de distanciamento social, etiqueta respiratória e a higienização das mãos.

 

Não deixem de se prevenir e cuidar das pessoas que estão ao seu redor. O Ministério da Saúde recomenda que até pessoas sem sintomas usem máscaras ao sair de suas casas para ir ao mercado ou à farmácia. A mudança veio após estudos chineses mostrarem que um grande número de infecções ocorrer a partir de pessoas assintomáticas, que poderiam jogar no ar gotículas contaminadas ao falar, por exemplo. A máscara, então, funcionaria como uma barreira física para essas partículas maiores.

 

 

Máscara do Caderno W sendo bordada
Máscara do Caderno W sendo bordada
Máscara personalizada
Máscara personalizada
Máscara personalizada
Máscara personalizada

 

Gatinha Marie
Gatinha Marie
Gatinha Marie
Gatinha Marie
Darth Vader
Darth Vader
São Paulo
São Paulo

 

Máscara em TNT que foram doadas
Máscara em TNT que foram doadas
De tecido e com pregas
De tecido e com pregas
De tecido e com pregas
De tecido e com pregas
De tecido e com pregas
De tecido e com pregas

 

1