O prefeito Bertaiolli recebeu os atletas Rafael Bábby, da equipe mogiana de basquete, e João Olavo de Souza, o Feijão, que representará Mogi das Cruzes no tênis
Bertaiolli recebeu os atletas Rafael Bábby, da equipe mogiana de basquete, e João Olavo de Souza, o Feijão, que representará Mogi das Cruzes no tênis

O Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” recebe nesta quarta-feira (16/10), a partir das 19 horas, a Cerimônia de Abertura dos 77º Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”. O evento, que marca o início oficial das competições, reunirá representantes dos 199 municípios inscritos para a disputa, que acontecerá em Mogi das Cruzes até o dia 26.

A concentração dos atletas começará às 17 horas e a entrada para o público que quiser acompanhar a cerimônia é gratuita. Além do desfile das delegações e cerimônias protocolares, está prevista apresentações de dança. A expectativa é que cerca de 5 mil pessoas acompanhem a Abertura, que também será transmitida ao vivo pelo site dos Jogos Abertos (www.jogosabertos2013.com.br).
“Os Jogos Abertos são uma competição importante, que Mogi das Cruzes tem a honra de sediar pela segunda vez. Toda a estrutura está sendo montada para que seja realizada uma grande festa nesta Cerimônia de Abertura”, destacou o prefeito Marco Bertaiolli
Na manhã desta terça-feira (15/10), Bertaiolli recebeu os atletas Rafael Bábby, da equipe mogiana de basquete, e João Olavo de Souza, o Feijão, que representará Mogi das Cruzes nas competições de tênis masculino. O mogiano é o terceiro melhor brasileiro no ranking mundial da modalidade. Os dois participarão da cerimônia de chegada da tocha e acendimento da pira olímpica, ao lado do ex-atleta Miguel Nagib.
“São dois grandes esportistas que representam Mogi das Cruzes em competições e levam o nome da cidade para todas as regiões do Brasil e também do exterior”, disse o prefeito.
O protocolo da Cerimônia de Abertura começará com uma apresentação da Companhia Dançaré. Logo após, acontecerá o desfile das delegações. As cidades inscritas participarão do desfile das delegações, com três representantes cada. Mogi das Cruzes fechará o desfile, e deve levar mais de 300 atletas para o Ginásio Municipal.
Com os atletas já em quadra, acontecerá a cerimônia de acendimento da pira olímpica. O primeiro a entrar com a tocha será o pivô Rafael Bábby, da equipe de basquete da cidade. Logo depois, será a vez do ex-jogador de vôlei e empresário Miguel Nagib, que representará os atletas que já representaram Mogi das Cruzes na principal competição do estado. A passagem da tocha terminará com o tenista mogiano João Olavo de Souza, o Feijão, que acenderá a pira localizada no Ginásio Municipal.

Estrutura
Para que os participantes acompanhem uma grande festa, os funcionários responsáveis pela estrutura da cerimônia de abertura trabalharam durante todo o dia na montagem dos equipamentos. Os trabalhos foram iniciados no sábado (12/10) e, entre outras atrações, terão dois telões de lead para o público não perder nenhum detalhe.
Os Jogos Abertos reunirão cerca de 14,2 mil pessoas em Mogi das Cruzes. Ao todo, são 25 modalidades oficiais, além de 11 modalidades-extras, que não contam ponto na classificação geral. Para atender as delegações, a cidade disponibilizou 114 locais de alojamento, entre escolas municipais e estaduais.
O Ginásio Municipal de Esportes “Professor Hugo Ramos” fica na rua Professor Ismael Alves dos Santos, 560 – Mogilar.