horário de verão dentro 0710

Está chegando a hora de adiantar o relógio (dia 20) e o correto é começar a organizar o corpo duas semanas antes.

Idealmente, devemos trazer o nosso relógio biológico aos poucos para o novo horário, de 5 a 10 minutos diariamente.

Como isto nem sempre acontece, são comuns as queixas de cansaço e mau humor, relacionados ao horário de verão. Ao adiantar uma hora em nossa rotina diária abruptamente, forçamos o nosso relógio hormonal a mudar o seu funcionamento, também. E este relógio precisa de umas duas semanas para se reorganizar.

As pessoas que menos sofrem com a mudança de horário são as que conseguem estabelecer uma rotina mais rápida de sono, alimentação e compromissos no horário novo. Essa adaptação pode começar no próprio fim de semana do adiantamento de horário.

Dicas:

– Evitar abusos alimentares e de bebida alcoólica neste fim de semana.
– Dormir um pouco mais cedo no sábado e no domingo, tirar cochilos. Isto se chama reserva de sono e vai ajudar na semana que vai iniciar.
– Evitar cafeína e bebidas energéticas à noite. Usadas para ajudar a combater o cansaço, podem impedir a mais adaptação do nosso relógio biológico.
– Usar Melatonina para reequilibrar o sono inicial.
– Não deixar de fazer o exercício físico habitual porque esta se sentindo mais cansado.
– Tentar fazer cochilos rápidos de 15 a 20 min após o almoço.

Com a especialista em medicina do sono Angela Beatriz Lana (foto)