Os festeiros Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva e os capitães de mastro Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego da Festa do Divino 2022 / Crédito: Natália Amschinger (Divulgação)

 

“Divino Espírito Santo, fazei de mim um instrumento de vossa paz” é o tema da 409ª edição da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes, que será realizada de 26 de maio a 5 de junho de 2022. Os festeiros são Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva e os capitães de mastro são Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego.

O primeiro evento ocorrerá no dia 15 de janeiro. Trata-se da 6ª Coroa do Divino, que, normalmente, acontece no segundo sábado de cada mês, mas devido à proximidade das festas de fim de ano (2021), excepcionalmente, teve de ser adiada em uma semana. Assim como ocorreu na edição do mês passado, após esta Coroa haverá o tradicional chá bingo. As cartelas já estão à venda, no valor de R$ 10,00, mas também podem ser adquiridas no dia. A Coroa tem início às 15 horas, na Associação Pró-Festa do Divino. Os devotos contam, ainda, com estacionamento gratuito no Tiro de Guerra, vizinho à associação.

No dia 17, às 19 horas, os devotos se reúnem na Missa Mensal do Divino, que é realizada sempre na terceira segunda-feira do mês, na Catedral de Sant´Ana.

O Retiro das Rezadeiras e Rezadores da Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes está marcada para o dia 22 de janeiro, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Industrial, e a Missa de Envio será no dia 23 de janeiro, na Catedral de Sant´Ana. Atualmente, há 41 rezadeiras oficiais e 115 auxiliares, totalizando 156 pessoas, que se encarregam de evangelizar dezenas de famílias nos quatro cantos da cidade antes mesmo da Festa do Divino começar, levando a mensagem dos dons do Espírito Santo, a presença de Deus, à casa dos devotos.

A Santa Missa do Divino, na Pró-Divino, acontecerá no próximo dia 31, às 20 horas. Esta celebração é sempre na última segunda-feira do mês.

E para o dia 26 de março está sendo divulgado o Encontro Nacional das Festas do Divino Espírito Santo, quando os fiéis terão a oportunidade de fazer a Romaria a Aparecida. A “1ª Romaria da Festa do Divino na Casa da Mãe Aparecida” ocorreu em 2019, mas nos últimos dois anos (2020 e 2021) ela não foi realizada por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Acompanhe as notícias sobre a festa nas redes sociais Facebook (@festadodivinodemogidascruzes) e Instagram (@divinomogi). Apesar do evento ser presencial, a transmissão online segue por meio da página do Facebook.

A Festa do Divino ocorre sempre no período de Pentecostes (50 dias após a Páscoa), unindo religiosidade e manifestações populares.