290416-subimperio-divino-int

O prefeito Marco Bertaiolli, ao lado da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mara Bertaiolli, do vice-prefeito, José Antonio Cuco Pereira, e sua esposa Isabelle Pereira, acompanhou, no fim da tarde desta sexta-feira (28), a solenidade de inauguração do Subimpério do Divino Espírito Santo no saguão de entrada do prédio da Prefeitura de Mogi das Cruzes. O ato é uma tradição realizada antes do início da Festa do Divino Espírito Santo, que neste ano será dos dias 5 a 15 de maio.

Bertaiolli lembrou que o período da Festa do Divino é um dos mais importantes da história religiosa e cultural da cidade. “São mais de 300 anos da festa. Por conta desta longevidade é que costumamos dizer que o Espírito Santo encontrou em Mogi das Cruzes a sua morada. Que Ele nos abençoe nesses dias de festa e em todos os dias do ano”, afirmou.

Mara Bertaiolli agradeceu a dedicação dos festeiros e devotos na realização deste importante evento para a cidade. “Tenho certeza de que a festa será, mais uma vez, um sucesso. Que o Divino Espírito Santo nos cubra com suas bençãos e que nossa fé seja renovada.”

O padre Thiago Cosmo, assessor eclesiástico da Festa do Divino Espírito Santo, disse que o tema deste ano (“Divino Espírito Santo, derramai sobre as famílias a graça da Misericórdia”) está alinhado à intenção do papa Francisco e à Igreja Católica em todo mundo, que em 2016 celebra o Ano da Misericórdia. “A festa também é uma manifestação da Misericórdia de Deus.”

A Secretaria Municipal de Saúde também mantém um Subimpério do Divino Espírito Santo, instalado no dia 12 de abril.

A festa terá início no dia 5 de maio, com a solenidade de levantamento do mastro, bênção das bandeiras e abertura do Império na praça Coronel Almeida. Os festeiros são Sérgio Braz e Mônica de Sousa Mello, que organizam o evento ao lado dos capitães de mastro Ciro Fujii e Helena Kioko Mori Fujii.