Estação de tratamento passará por manutenção
Estação de tratamento passará por manutenção

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) fará manutenções corretivas e preventivas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste nesta sexta-feira (27) e, por isso, será necessário interromper o fornecimento de água para a região de Cezar de Souza durante todo o dia. O trabalho terá início às 8h e a previsão é de que o abastecimento seja retomado à noite, de forma gradativa. Em casos de emergência, a população deve ligar para o Semae pelo 115.
Serão realizadas duas trocas de registros, além de manutenção civil em uma bomba da estação. Aproveitando que a ETA estará parada durante o dia, o Semae também fará uma revisão preventiva nas bombas. “Programamos o trabalho de forma que todas as ações sejam feitas em um único dia, com o objetivo de causar o mínimo de transtornos à população”, explica o diretor-geral do Semae, Marcus Melo.
Serão afetados pela parada o Jardim das Bandeiras, Morada do Sol, Núcleo Industrial, Conjunto Jéfferson da Silva, Vila Aparecida, Jardim São Pedro, Bela Vista, CDHU, Vila Suíssa, Botujuru, Jardim Juliana, Residencial Cláudia, Vila Paulicéia e Loteamento Veredas. Cerca de 70 mil pessoas vivem nesta região.
O diretor-técnico do Semae, Fábio Renato dos Santos, lembra que o retorno da água após a manutenção acontecerá de forma gradual, pois a rede de abastecimento se enche progressivamente. Assim, os pontos mais altos do distrito podem demorar mais a ter o fornecimento normalizado.
Como sempre acontece em paradas do tipo, os reservatórios da região ficarão cheios e farão a distribuição de água, por gravidade, ao longo do dia. As famílias que possuem caixa d’água não devem sentir os efeitos da parada, pois o reservatório tem capacidade para garantir o abastecimento de uma família durante 24 horas. Mesmo assim, a orientação do Semae é para que os moradores utilizem água com moderação, evitando ações como lavagem de quintais ou carros.