Espetáculo "Gente do Brasil"  será apresentado domingo, no Vasques
Espetáculo “Gente do Brasil” será apresentado domingo, no Vasques

O Projeto Dançar, dirigido pela bailarina Fernanda Moretti, está de volta ao palco do Theatro Vasques. O espetáculo “Gente do Brasil” será apresentado domingo, dia 20, em duas sessões: às 16 horas e às 20 horas.

“Ao iniciar os trabalhos de pesquisa para o espetáculo, descobrimos que deveríamos iniciar pela pesquisa de nós mesmos. Alunos e professores, todos buscando suas próprias raízes, sua própria história. Gente do Brasil somos nós! Por isso tanta diversidade e intensidade. Por isso quase impossível esgotar o tema. Por isso no espetáculo, apenas recortes. Um olhar sobre esta gente que abraça, toca, vibra, mistura. Gente feita de afeto, garra, cores, coragem e alegria”, explica Fernanda, sobre a concepção do espetáculo.

A direção é de Fernanda Moretti, com coreografias de Ariane Mascarenhas, Esther Marcondes, Cleiton Costa, Jaqueline Vieira, Jaque Viê, Michele, Rufi e Miria Sayuri.

Segundo a diretora, há alunos que percorreram a história de imigração de seus antepassados. São inúmeras descendências. Por exemplo, chegamos aos tataravós da aluna Laura Ribeiro que eram índios. Temos ainda a importância da migração nordestina para São Paulo. A aluna, que já é estagiária, Thayná Luise traz em um solo, o personagem que vem das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste e sofre as consequências da separação e choque de culturas.

A grande importância deste espetáculo está na presença dos estagiários que produziram coreografias para o espetáculo. É importantíssimo em nossa escola o aprendizado da composição coreográficae o desenvolvimento da criatividade. Estes alunos são das turmas avançadas de balé clássico e contemporâneo e são orientados num estágio supervisionado para se tornarem professores da dança e também coreógrafos. São eles: Eduardo Mateus, Victor Roriz, Karen Battani, Stephani Tobias, Ingrid Catarine e ThaynáLuise.