eu-3

A mogiana Amair Campos,  escritora, atriz fundadora do TEM (Teatro Experimental Mogiano) e professora aposentada, lança o livro “Enredado de Cipó”, nesta sexta-feira (21), na Livraria Boigy (Rua José Bonifácio, 485, centro), a partir das 18h30. A obra será comercializada no valor de R$ 50,00.

O livro mostra a saga de uma família que testemunha a transformação de um rico Brasil agrário, dos tempos do imperador, em uma nação que passaria a afluir para as cidades, às vésperas do surto industrializante de meados do século XX. E muitos são os percalços desta jornada, atravessando os meandros da Serra da Mantiqueira, nas Minas Gerais das casas grandes e senzalas, se embrenhando pelas férteis terras paulistas banhadas pelo Paraíba do Sul, até chegar às portas da capital no Alto Tietê, em Mogi das Cruzes.

Um núcleo familiar e seus múltiplos troncos, branco, negro, mulato; dessa mistura nasce no Brasil um povo com características únicas, multiplicado por gerações e gerações. Amair Campos nos leva a sentir o cheiro das matas mineiras, do café fresco das manhãs ensolaradas, à alegria sutil que só a vida no campo é capaz de proporcionar.

Ao mesmo tempo, ela revela um caminho de incertezas, amores secretos, desilusões, crises e guerras. O humor característico da roça, que ameniza a dureza da lida no campo, também está presente nestas páginas. Amair Campos estreia na literatura com este romance de memórias históricas, uma ficção baseada em fatos verídicos. São narrativas familiares porque nos remetem à ancestralidade da autora, mas também familiares por espelharem a sociedade brasileira com seus contrastes étnicos e sociais nesse fundamental período da história do país.

Quem é ela?

Escritora, atriz fundadora do TEM (Teatro Experimental Mogiano) e professora aposentada, a mogiana Amair Campos formou-se atriz na Escola de Arte Dramática da USP. Fez vários personagens em peças profissionais e viveu salas de aula por 45 anos, com crianças, adolescentes, adultos e idosos. Aposentou-se definitivamente em 2009.  Aquelas histórias ouvidas e toda a sua vivência afloraram em contos, crônicas, poemas e este romance histórico memorialista.

Serviço 

Quando: 21/10/2016

Onde: Livraria Boigy

End.: Rua José Bonifácio, 485, centro
Horário: 18:30

Valor do exemplar: R$ 50,00