Ecopontos recebem diversos tipos de materiais recicláveis
Ecopontos recebem diversos tipos de materiais recicláveis

 

A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente vai ampliar a coleta de informações sobre os materiais que chegam aos dois ecopontos da cidade – localizados no Jardim Armênia e Parque Olímpico. O objetivo é reunir um número maior de dados e produzir levantamentos estatísticos sobre o uso de cada ecoponto. Com estas informações, a secretaria pretende melhorar e adequar o atendimento das unidades.

O secretário municipal do Verde, Romildo Campello, explica que cada um dos ecopontos possui características próprias. Ele lembra que os funcionários já realizam um cadastramento dos materiais que chegam às unidades, mas este trabalho será mais detalhado, com o objetivo de proporcionar informações para a produção de levantamentos mais completos a médio e longo prazos.
“Queremos saber, por exemplo, os bairros onde moram as pessoas que usam os ecopontos, que tipo de material é mais ou menos descartado, qual a quantidade, a época do ano em que isso acontece, enfim, reunir uma série de indicadores que nos ajudem a melhorar o atendimento à população. Faremos levantamentos com estas informações e isso servirá como uma ferramenta de gestão na secretaria”, detalhou Romildo.
Os Ecopontos recebem materiais como entulho, vidros, papelão, ferro, embalagens, latas, garrafas pet, jornais, revistas e outros papéis, caixas de leite, tubos de pasta de dente, pneus, lixo eletrônico e outros produtos que, se jogados em qualquer lugar, podem causar enchentes, riscos à saúde e a contaminação do meio ambiente. Para o descarte de restos de material de construção, o limite máximo por pessoa é de 1 m³ por dia. Todo o material é encaminhado a aterros sanitários legalizados.

Confira os endereços dos dois ecopontos:

Ecoponto Jardim Armênia
Endereço: Rua Júlio Perotti, 56
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h
Informações: (11) 4798-5130

Ecoponto Parque Olímpico
Endereço: Avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho, s/nº
Funcionamento: segunda a sábado, das 8h às 18h
Informações: (11) 4798-5130