cheque especial dentro 0710

O cheque especial é a forma de crédito mais cara oferecida pelos Bancos. Porém, é o de mais fácil acesso, pré-aprovado nas contas correntes de milhões de brasileiros. Por isto, muitos correntistas recorrem ao cheque especial em alguma emergência ou por falta de planejamento.

Nestes casos, o planejador financeiro do GuiaBolso.com, Luiz Krempel, indica cinco caminhos para a conta sair do vermelho.

Procure o seu Banco para uma negociação
O primeiro passo é analisar a situação financeira e, com a informação, procurar o gerente da conta. “Mas, ao fazer isto, seja claro. Demonstre interesse em quitar a dívida, mas informe as suas reais possibilidades seguindo est a análise prévia. Desta forma será possível que, juntos, vocês encontrem a melhor forma de resolver. Porém, se for necessário recorrer ao parcelamento, assuma apenas o prazo correto, necessário para que você consiga pagar as parcelas. Nem mais, nem menos”, afirma Krempel.

Troque a dívida por empréstimos com taxas menores
Como o cheque especial é uma das opções de crédito mais caras oferecidas pelos Bancos, é necessário encontrar outras opções mais baratas que são oferecidas pela própria instituição. “Pergunte ao gerente quais são as opções de crédito com taxas de juros menores”, recomenda Krempel. “Pode ser que você esteja apto a um empréstimo consignado, por exemplo, no qual as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento e, por isto, apresentam menores taxas de juros”.

Reduza algumas despesas
É hora de apertar os cintos, comenta o especialista. “Para isto, comece fazendo um diagnóstico. Pode ser uma simples planilha no Excel ou no GuiaBolso.com. Compartilhe também a situação com a família, pedindo que economizem em despesas como luz, telefonia, TV paga e internet, entre outras. Reduzindo o que não for essencial, será possível quitar a dívida em um prazo menor”.

Venda alguns bens
Todo mundo tem em casa algum objeto que não usa mais ou que pode ficar um tempo sem. “Pode ser um carro, uma moto, um celular, um eletrodoméstico…”, exemplifica Krempel. “Será um sacrifício momentâneo, mas que trará grandes benefícios no futuro”.

Utilize receitas extras
“Concentre seus esforços. Utilize receitas extras para quitar a dívida. Pode ser o 13º, prêmios, comissões, adicional de férias… Provavelmente você terá que adiar planos, mas seguindo este planejamento, em pouco tempo conseguirá retomar o projeto adiado, com muito mais tranquilidade”.

Após quitar a dívida, Luiz Krempel ainda sugere que o cheque especial seja cancelado e uma nova postura em relação ao dinheiro seja adotada. “O planejamento deve passar a ser algo importante na vida do consumidor, evitando novos problemas no futuro”, explica.