linhaca dentro 2609

Adquirir bons hábitos alimentares e praticar atividades físicas são essenciais para o corpo e a pele ficarem saudáveis e com energia para aguentar a rotina corrida do dia a dia. Por isto, a Mundo Verde se preocupa em disponibilizar alimentos ricos em nutrientes e que trazem benefícios para a saúde, e a linhaça é um deles.

A semente possui fibras, gorduras insaturadas, proteínas, vitaminas, minerais. Além de ser fonte de ômega 3, que não é produzido pelo corpo humano e precisa ser ingerido através da alimentação. O consumo deste nutriente proporciona diversos benefícios para a saúde, como a diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares. Também é indicado no tratamento da obesidade, levando ao aumento da produção de hormônios relacionados à saciedade, o que auxilia no emagrecimento.

Dietas baseadas em ômega 3 também podem melhorar a memória, auxiliar no tratamento da depressão e na prevenção de Alzheimer. O nutriente também auxilia na regulação de neurotransmissores que melhoram o humor, reduzem a ansiedade e ajudam a melhorar a qualidade do sono.

O consumo de linhaça durante o período da menopausa também é benéfico. A semente é fonte de lignana, um fitormônio que auxilia no alívio de sintomas como os calorões, insônia, alterações de humor, entre outros sintomas comuns a este período.

A linhaça pode ser encontrada em dois tipos, a dourada e a marrom. Não existe diferença significativa no valor nutricional entre eles e a semente pode ser consumida em frutas, saladas, vitaminas, iogurtes e outros alimentos. A dica da Mundo Verde é moer ou triturar a semente – potencializando os benefícios – e acrescentá-la ao feijão, saladas, frutas, sucos ou misturá-la em sopas.