30ª Festa de Outono Akimatsuri 2015 11/04/15 Mogi das Cruzes SP BR Foto: Marcos Vieira
A programação do festival está com mais de 60 atrações, incluindo shows musicais com cantores nikkeis / Foto: Marcos Vieira

Começa neste sábado (9), a 31ª Festa de Outono “Akimatsuri” do Bunkyo de Mogi das Cruzes, um dos maiores festivais japoneses do Estado de São Paulo. O evento, realizado em dois fins de semana (ainda nos dias 10, 16 e 17 de abril) no Centro Esportivo do Bunkyo, na Avenida Japão, 5.919, Porteira Preta, em Mogi, espera atrair 90 mil pessoas, de acordo com expectativas dos organizadores.

A festa tornou-se um roteiro turístico bastante procurado devido à variedade de atrações culturais – são mais de 60 no palco do evento – e a gastronomia oriental – a praça de alimentação tem mais de 25 boxes com opções de pratos típicos japoneses. Há também um Centro de Negócios com 100 estandes, divididos entre os setores automotivos, de prestação de serviços, mini-shoppings e importados.

Uma das novidades deste ano é que o estande de vendas de produtos agrícolas aumentou para aproximadamente 400 m². A ideia da Comissão Organizadora do Akimatsuri é ampliar a oferta de itens para os visitantes da festa, que terão a oportunidade de comprar os melhores produtos hortifrutigranjeiros da região a preços de produtor.

Mudança estratégica

Este ano, o Pavilhão de Exposição Cultural e Agrícola, onde ficam expostos os itens produzidos pelos agricultores da região, foi integrado ao Centro de Negócios da festa e agora estará próximo ao palco de shows. A mudança de local, segundo o presidente do Bunkyo e coordenador geral do Akimatsuri, Frank Tuda, foi para melhorar o fluxo de visitantes no espaço. “Quem conhece o pavilhão sabe como é bonita a decoração. Só que, infelizmente, muitas pessoas deixavam de ir até o local por causa da distância. Acredito que a mudança será muito bem recebida pelos visitantes”, avalia Tuda.

O Pavilhão Agrícola contará com mais de 500 expositores. Serão expostos aproximadamente 700 itens doados pelos principais produtores da região do Alto Tietê. Entre eles: flores, frutas, legumes, hortaliças e outros. O coordenador do Pavilhão Agrícola, Yusi Edagi, explica que o tema escolhido para este ano foi “gambari”, que tem como sinônimos “avante” e “força”. “Escolhemos por causa da situação econômica do país. É preciso ter ‘força’ e muito trabalho para darmos a volta por cima. Além disso, o tema está relacionado ao ano olímpico, em que os atletas têm que dar o melhor, ter força e seguir adiante sempre”, frisa o coordenador, referindo-se aos jogos olímpicos do Rio de Janeiro deste ano.

A programação do festival japonês está com mais de 60 atrações, incluindo shows musicais com cantores nikkeis, bandas clássicas e J-Rock, de dança, de instrumentos clássicos japoneses, de taiko, de artes marciais, como judô e taekwondo e um grande show de ilusionismo. Entre os cantores confirmados estão Karen Taira, Karen Ito, Yuri Takaoka, Pamela Ashihara, Bruno Maessaka, Teddy Shigueyama, Ryu Jackson, Ryck Akio, Joe Hirata e Sergio Tanigawa.

A programação completa das atrações está no site www.akimatsuri.com.br

Informações:  (11) 4791-2022.