festeiros

Assim como ocorre todo segundo sábado de cada mês, os devotos do Divino Espírito Santo se reúnem neste dia 8 para a 3ª Coroa do Divino, na Associação Pró-Festa do Divino, no Mogilar. A reza, conduzida por um grupo de rezadeiras, começa a partir das 15 horas. Em seguida, é servido um chá aos presentes, que depois se confraternizam em um animado bingo.

A festeira Marcia Regina Pauletti Oliveira explica que a realização da Coroa do Divino, um dos muitos momentos de fé que envolve a Festa do Divino Espírito Santo, é uma forma de unir ainda mais os fiéis. “É uma tarde de oração e de muita alegria. Os devotos pedem as suas graças, e também agradecem. E depois se descontraem por meio do chá-bingo. As rodadas servem para angariar os primeiros fundos para darmos início aos preparativos para a Festa do Divino”, revela Marcia, que tem o marido, João Pedro dos Santos Oliveira, como festeiro e o casal Nilde Cristina de Lima Gomes e Sérgio Paschoal Gomes como capitães de mastro.

De acordo com ela, as rezas têm reunido em torno de 150 a 200 fiéis, mensalmente, desde que as Coroas começaram a ser promovidas, em agosto. No total, até um mês antes do início da festa, em 2017, são feitas nove coroas, como se fosse um dia da novena.  A Coroa do Divino é feita com oração dos sete dons do Espírito Santo – Fortaleza, Ciência, Conselho, Sabedoria, Piedade, Entendimento e Temor a Deus -, além das três invocações à Maria Santíssima.

Além disso, ela ressalta que toda última segunda-feira domês é rezada uma Santa Missa, na Capela do Divino, sempre às 20 horas. “Também é uma forma de nos mantermos mais unidos em oração. Por isso, reforçamos o convite para que os fiéis participem também dessa missa”, destaca Marcia. Depois da missa, é oferecido um café aos devotos.

Em 2017, a Festa do Divino será realizada entre os dias 25 de maio a 4 de junho, sob o tema “Divino Espírito Santo: guiai nosso caminho na Fé e na Unidade”.

A Associação Pró-Festa do Divino Espírito Santo está localizada na Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.232, no Bairro do Mogilar. Há estacionamento gratuito no Tiro de Guerra.