O Cinesolar (projeto da Brazucah Produções), uma estação móvel de arte, sustentabilidade e tecnologia que promove exibições itinerantes de cinema geradas por energia solar, realiza no dia 21 de setembro, a partir das 8h45, uma série de atividades lúdicas com enfoque em sustentabilidade e meio ambiente para alunos de 3 a 29 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

 

Com o tema “Cuidando do Nosso Meio Ambiente”, a iniciativa é promovida em parceria com a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, e integra as ações do “Setembro Verde”,  promovida entre os dias 20 e 24 deste mês pela APAE de Mogi das Cruzes como parte do Dia da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado desde 21 de setembro de 1982.

 

Além de oficinas e atividades lúdicas e didáticas, os alunos da APAE poderão, inclusive, visitar a van do Cinesolar. Trata-se de um veículo equipado com painéis solares e sistema de conversor de energia que proporcionam até 20 horas de atividades ininterruptas. Devido à pandemia de Covid-19 e com o objetivo de proporcionar uma experiência completa a todos, os alunos serão divididos em quatro grupos pela manhã e quatro à tarde para participarem das atividades. Ao final da atividade, os alunos receberão uma mudinha de árvore nativa, em parceria com o Instituto Embu de Sustentabilidade.

 

“Estamos super orgulhosos e empolgados em apresentar a nossa estação móvel de arte, cinema, cultura de paz, sustentabilidade e tecnologia para os alunos desta instituição tão importante e respeitada que é a APAE. Com certeza, será um dia com muitas trocas e vivências para todos os envolvidos nas atividades”, afirma Cynthia Alario, sócia da Brazucah Produções e idealizadora do Cinesolar.

 

“Teremos um momento bastante especial junto aos alunos da APAE, esta instituição que temos parceria de longa data. Será um dia de aprendizado na prática, de forma lúdica e divertida, sobre sustentabilidade e uso responsável da energia, contribuindo para um melhor cuidado com nosso planeta”, ressalta Roberto Miranda, gestor da EDP.

 

 

Setembro Verde X Dia da árvore X Direito à aprendizagem X Meio ambiente

 

“Com toda certeza, será uma experiência incrível aos nossos alunos. Neste ano, o tema que estamos trabalhando é: ‘Cuidando do nosso meio ambiente’. E esta ação vem totalmente de encontro a ele. Os alunos poderão vivenciar atividades diferenciadas, dentro do tema geral, as quais contribuirão diretamente à aprendizagem de nossos educandos e ainda fazer um link com o Setembro Verde – mês da inclusão da pessoa com deficiência, na garantia do direito de acesso à aprendizagem com ações inovadoras! Será um dia muito especial!”, destaca a diretora-pedagógica da APAE de Mogi das Cruzes, Ana Paula Nogaroto. A atividade do Cinesolar em Mogi das Cruzes é realizada pela Brazucah Produções, com patrocínio da EDP e apoio da APAE Mogi das Cruzes.

 

Confira abaixo os horários das atividades:

 

Manhã:

8h45 às 9h05 – turma 01

9h10 às 9h30 – turma 02

9h35 às 9h55 – turma 03

10h às 11h – intervalo das atividades

11h às 11h30 – turma 04

 

Tarde:

14h30 às 14h50 – turma 01

14h55 às 15h15 – turma 02

15h20 às 15h40 – turma 03

15h45 às 16h05 – turma 04

 

Sobre o Cinesolar

Lançado em 2013, o CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável. O projeto exibe filmes a partir da energia solar e promove arte e sustentabilidade por meio de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

 

Ao todo, o CINESOLAR já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

 

O CINESOLAR conta com o patrocínio institucional da Mercedes Benz, apoio das marcas Sices Solar, Biowash, Bio 2. O projeto realiza compensação de carbono em parceria com a Ecoar e promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade da Paz).

 

Sobre a EDP no Brasil

Presente há mais de 20 anos no País, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,5 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Foi eleita em 2020 a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, figurando há 15 anos consecutivos no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.

 

Siga a EDP em: Site | LinkedIn

 

Sobre a APAE Mogi das Cruzes

Com 52 anos de fundação e certificada com o ISO 9001, a APAE Mogi das Cruzes é uma Organização sem fins lucrativos, com serviços prestados aos munícipes de Mogi das Cruzes e de outras cidades da região (Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Poá). A Organização atende, atualmente, 680 pessoas com deficiência múltipla e intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como suas famílias, nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social. O seu atual presidente é João Anatalino Rodrigues e sua diretora-pedagógica é Ana Paula Nogaroto.

 

Serviço:

O quê: Atividades do Cinesolar na APAE de Mogi das Cruzes

Quando: 21 de setembro, a partir das 8h45

Endereço: Rua Carmem de Moura Santos, 134 – Jardim Betânia – Mogi das Cruzes – SP.

5