Confira as atrações do Festival de Inverno
Confira as atrações do Festival de Inverno

O Festival de Inverno Serra do Itapety chega à sua última semana de atrações, mas o público mogiano ainda terá, ao longo dos próximos dias, uma série de opções de espetáculos com entrada franca. Até esta sexta-feira (26/07), haverá apresentações no Theatro Vasques, uma no Casarão do Carmo e mais uma no Mogi Shopping.
Na quarta-feira (24/07) haverá atrações nos três palcos. Os músicos Deo Miranda, Rui Ponciano e Vital de Souza, bastante conhecidos no círculo musical da cidade, reúnem-se em palco para um show especial, intitulado “Folia do Pico a Taia”, que será apresentado às 20 horas no Mogi Shopping.
O Casarão do Carmo, por sua vez, promove mais uma exibição cinematográfica, por meio do programa Ponto MIS, nesta querta-feira. Dessa vez a atração parte diretamente do Mini Festival Argentino, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura criada dentro do próprio projeto, que é de autoria do Museu da Imagem e do Som e leva a diversos municípios do Estado uma programação variada de cinema e oficinas de audiovisual. A sessão é às 19 horas.
No Theatro Vasques a Quântica Teatro Laboratório apresenta, a partir das 19 horas desta querta-feira, o espetáculo “O Gigante de Meias Vermelhas”. A peça conta a história de um gigante que possuía uma par mágico de meias vermelhas e um dia, após sair para um passeio, apaixona-se por uma moça chamada Mirela. Porém, para que possam se casar, o Gigante precisa diminuir de tamanho e ele dá início então uma longa aventura em busca de um feiticeiro, duende ou pajé que possa ajudá-lo.
Na quinta-feira o destaque do dia será a dança flamenca, conduzida pela Cia. Flamenca Daniela Varejão. Quem aprecia os passos e movimentos de origem espanhola pode se dirigir ao Theatro Vasques, a partir das 19 horas (o espetáculo começa às 20 horas) para conferir bailes tradicionais flamencos, como sevillanas, fandangos e alegrias, além de misturas contemporâneas e densas, como a Farruca, que utilizam castanholas, mantóns e abanicos.
Já na sexta-feira (26/07) uma grande atração aguarda o público a partir das 20 horas, também no Theatro Vasques. Trata-se do espetáculo “Villa-Lobos e Paixão”, uma reinterpretação de um dos maiores ícones da cultura musical brasileira executada pelo quinteto instrumental Pau Brasil, o quarteto de cordas Esemble SP e o cantor Renato Braz.
A reunião simboliza o encontro entre três vertentes brasileiras e as canções são apresentadas sob a forma de adaptações, porém respeitando e mantendo as ideias originais do compositor. O CD gravado pelo quinteto Pau Brasil, com composições de Villa-Lobos, foi premiado em duas categorias pelo Prêmio da Música Brasileira 2013, realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Paulo Bellinati, Teco Cardoso e Ricardo Mosca, o Pau Brasil existe deste 1978 e sempre atuou com destaque dentro do nicho da música instrumental contemporânea. Já o Esemble SP tem em sua formação Marcelo Jaffé (viola), Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos) e Bob Suetholz (violoncelo).
Renato Braz, por sua vez, é um cantor paulistano que já virou referência no atual cenário da música brasileiro. Após vencer o 5º Prêmio Visa de MPB no ano de 2002, sua carreira vem sendo cada vez mais reconhecida nacional e internacionalmente. Braz já se apresentou em Mogi das Cruzes, ao lado do pianista e arranjador Nelson Ayres.