
Na mostra “Muito Além das Ruas, do Estêncil e dos Sprays. Street Art?”, da fotógrafa paulistana Rosana Pascale, a paisagem urbana ganha novos contornos. Street art ou arte urbana, urbanografia, arte de rua, todas essas nomenclaturas cabem no trabalho da artista, que pode ser conferido até o dia 31 de agosto no Sesi de Mogi das Cruzes, com entrada gratuita, de segunda-feira a domingo, das 10 às 17 horas. A mostra é composta por 20 imagens em cores.
As imagens surpreendem, pois embora retratem a cidade e sua arquitetura por vezes mambembe, improvisada, com canos e tijolos à mostra, desgastada pelo tempo, têm na interferência pictórica uma nova leitura, criam um espaço lírico do qual a artista se apropria para expressar sua poesia visual.
A porta está pichada com letras incompreensíveis, em volta dela se enrosca uma inusitada serpente com a cauda em espiral e uma cabeça bovina com dois chifres proeminentes. Em outra imagem, o poste divide o quadro — de um lado, atrás de uma tela de arame, um grafismo em que predomina o azul, com quadriculados amarelos, vermelhos; de outro uma cortina de ferro com suas linhas horizontais perfeitamente em paralelo.
A fotógrafa retira dos espaços públicos a inspiração para uma linguagem própria e intencional, lúdica e ficcional, em que realidade e fantasia se mesclam, fazendo aflorar beleza em locais surpreendentes. Para ela, a cidade captada pelas lentes da máquina é um pilar criativo, tornando-se suporte de uma mensagem sutil.
Gostou deste artigo?
Comentários
Related posts
Deixe uma resposta Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Stay connected