Exposição pode ser conferida até dia 31 de agosto, no Sesi de Mogi
Exposição pode ser conferida até dia 31 de agosto, no Sesi de Mogi

Na mostra “Muito Além das Ruas, do Estêncil e dos Sprays. Street Art?”, da fotógrafa paulistana Rosana Pascale, a paisagem urbana ganha novos contornos. Street art ou arte urbana, urbanografia, arte de rua, todas essas nomenclaturas cabem no trabalho da artista, que pode ser conferido até o dia 31 de agosto no Sesi de Mogi das Cruzes, com entrada gratuita, de segunda-feira a domingo, das 10 às 17 horas.  A mostra é composta por 20 imagens em cores.

As imagens surpreendem, pois embora retratem a cidade e sua arquitetura por vezes mambembe, improvisada, com canos e tijolos à mostra, desgastada pelo tempo, têm na interferência pictórica uma nova leitura, criam um espaço lírico do qual a artista se apropria para expressar sua poesia visual.

A porta está pichada com letras incompreensíveis, em volta dela se enrosca uma inusitada serpente com a cauda em espiral e uma cabeça bovina com dois chifres proeminentes. Em outra imagem, o poste divide o quadro — de um lado, atrás de uma tela de arame, um grafismo em que predomina o azul, com quadriculados amarelos, vermelhos; de outro uma cortina de ferro com suas linhas horizontais perfeitamente em paralelo.

A fotógrafa retira dos espaços públicos a inspiração para uma linguagem própria e intencional, lúdica e ficcional, em que realidade e fantasia se mesclam, fazendo aflorar beleza em locais surpreendentes. Para ela, a cidade captada pelas lentes da máquina é um pilar criativo, tornando-se suporte de uma mensagem sutil.