A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes, representada pelo presidente, João Anatalino Rodrigues, recebeu nesta terça-feira (16/2) o cheque simbólico referente à Campanha Troco Solidário da Havan de Mogi das Cruzes. A iniciativa conta com a solidariedade dos moradores e clientes, que doam seu troco, ou parte dele, diretamente nos caixas da loja. O valor de R$ 69 mil foi arrecadado em 2020.

O recurso do Troco Solidário da Havan doado para a APAE de Mogi das Cruzes será utilizado para cobrir os gastos com o pagamento da área de Recursos Humanos e para sanar as despesas com pequena manutenção que a entidade precisa fazer, e que não pode ser custeada com recursos recebidos dos órgãos públicos.

A campanha da loja de departamentos ocorre a cada seis meses e beneficia instituições localizadas na cidade onde ela está inserida. “Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a campanha foi prorrogada por mais seis meses, ou seja, a arrecadação ocorreu no período de um ano. Esse recurso veio em boa hora e garantirá a manutenção dos serviços”, diz a coordenadora administrativa da APAE de Mogi das Cruzes, Olímpia Marques. Ela relembra, ainda, que a APAE de Mogi das Cruzes foi a primeira organização a ser beneficiada com o Troco Solidário, em 2014, ano em que a loja foi inaugurada na cidade: “Os funcionários escolheram a APAE de Mogi das Cruzes por meio de uma votação. Há uma rotatividade entre as instituições mogianas”.

O presidente da instituição mogiana, João Anatalino Rodrigues, destaca a relevância da doação e o fato da Havan se preocupar em ajudar as entidades da cidade. “Esse recurso será fundamental para a APAE. A pandemia nos impossibilitou de promover eventos, de onde provém o recurso próprio para pagar as despesas, como a manutenção e custeio. Grande parte dos serviços prestados pela APAE de Mogi das Cruzes são sustentados por recursos próprios, que a entidade obtém realizando esses eventos. Quanto à preocupação da Havan em promover campanhas de arrecadação para auxiliar as entidades das comunidades em que ela atua, nós vemos com muita simpatia e reconhecimento. Essas ações são muito importantes para que entidades como a nossa possa continuar a prestar os seus serviços à população. A Havan, com essas campanhas, cumpre com muita competência a sua responsabilidade social e merece todas as nossas melhores referências”, afirma o presidente da APAE de Mogi das Cruzes.

A líder de célula da Havan de Mogi das Cruzes, Juliana Mariana Campitelli, por sua vez, reforça o compromisso da loja de departamento com a comunidade em que está inserida: “A Havan é a loja mais completa do Brasil, pensando nisso, toda cidade que tem uma loja Havan foi criado o Troco Solidário. Por meio desta iniciativa ajudamos a promover o desenvolvimento social. A Havan é a loja do ‘coração de Mogi das Cruzes’ e estaremos juntos nessa campanha por mais entidades. Nossos colaboradores e clientes se sentem felizes em ajudar a quem mais precisa”.

A APAE

A APAE de Mogi das Cruzes é uma organização sem fins lucrativos, com serviços prestados aos munícipes de Mogi das Cruzes e de outras cidades da região (Guararema, Biritiba Mirim, Salesópolis e Poá). A Organização atende, atualmente, mais de 650 pessoas com deficiência múltipla e intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA), bem como suas famílias, nas áreas da Educação, Saúde e Assistência Social.

No segundo semestre do ano passado, no mês de outubro, a APAE de Mogi das Cruzes conquistou a certificação ISO 9001, norma que estabelece requisitos para um bom Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização. Em março, a APAE mogiana completará 52 anos de fundação.

Há outras formas de colaborar com a APAE de Mogi das Cruzes

– Nota do Bem: A primeira delas é por meio do Cupom Fiscal (sem CPF), junto ao programa da Nota Fiscal Paulista. O consumidor que não tem o hábito de incluir o CPF nas notas ou até aquele que descarta o comprovante da compra, pode depositar o documento em uma das urnas da APAE de Mogi espalhadas pela Cidade ou leva-lo até à própria sede da APAE. A outra forma é por meio da doação automática, também da Nota Fiscal Paulista. O próprio consumidor deve cadastrar o seu CPF no site da Nota Fiscal Paulista (https://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/) ou baixar o aplicativo no celular (disponível nas plataformas Android e IOS). Após se cadastrar, ele deve escolher uma entidade que será beneficiada e o período de doação. Neste caso, a APAE de Mogi das Cruzes, pesquisando o CNPJ: 52581444/0001-61.

– APAE Energia: é um programa da EDP Bandeirante, parceira da Federação das APAESs do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP). Neste caso, a doação é debitada por meio da conta de luz e a solicitação é feita pela empresa Sollo, que tem um telemarketing especializado e que se identifica em nome da APAE de Mogi das Cruzes

– Doação de associado: a pessoa se torna associada da instituição e escolhe a forma que ela quer fazer a doação, por meio de boleto bancário ou pessoalmente na sede

A APAE de Mogi das Cruzes está localizada na Rua Carmem de Moura Santos, 134 – Jardim Betânia. Siga a APAE de Mogi das Cruzes nas redes sociais (Facebook: www.facebook.com/apae.mogidascruzes e Instagram: @apaemogidascruzes).

13