Um grupo de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Mogi das Cruzes, da turma socieducacional, almoçou afogado na tarde desta segunda-feira (3/6), no espaço onde é servido um dos pratos mais tradicionais da Festa do Divino Espírito Santo. À noite foi a vez da diretoria e colaboradores da instituição atuarem como voluntários e servirem o afogado aos devotos.

De acordo com uma das voluntárias do afogado, Sandra Regina Aquino de Oliveira, que por 22 anos foi professora na APAE de Mogi, a ação já faz parte do calendário da entidade nesta época do ano. “Para nós, é muito gratificante. É uma alegria recebê-los”, enfatiza.

Os alunos foram acompanhados da diretora pedagógica da APAE de Mogi, Ana Paula Nogaroto, e da professora Patrícia Bispo, e receberam o boton dos festeiros deste ano, Marcelo Braz e Sueli Moraes Braz.

Ana Paula fala sobre as diversas atividades da Festa do Divino em que a APAE de Mogi está envolvida. “Essa festividade é muito esperada por todos, e nós trabalhamos o tema em sala de aula, pelo fato de ela ser uma tradição na Cidade e por fazer parte da Cultura de Mogi. E um dos assuntos estudado é o afogado. Então, é importante que eles venham e conheçam o que é o afogado. Muitos não conhecem, outros nem têm a oportunidade de vir até o espaço da festa. Tudo isto tem um significado importante para eles”, explica Ana Paula.

Além disso, todos os anos, a APAE de Mogi instala o subimpério. O deste ano foi aberto no dia 9 de maio e contou com a participação desta turma. “E assim, nós vamos colocando em prática tudo o que eles aprenderam em sala de aula”, diz Ana Paula.

Após o almoço, com direito a doce de abóbora, de sobremesa, os alunos foram dar uma volta pelo espaço da Quermesse da Festa do Divino até chegar à barraca do Buraco Quente, coordenada pela APAE de Mogi.

A Festa do Divino prossegue até o dia 9 de junho, com uma extensa programação religiosa e folclórica, sob o tema: “Divino Espírito Santo, renove a nossa fé e a transforme em missão”.

A Quermesse, que possui barraca de alimentação e bebidas, parquinho de diversão e shows, está localizada no Centro Municipal Integrado “Deputado Maurício Najar”, no Mogilar, com acesso pela Avenida Cívica. A entrada é gratuita.