Tempo seco favorece as alergias
Tempo seco favorece as alergias

Mal o inverno acaba e massas de ar seco já se aproximam anunciando a chegada do outono. Com ele também vêm as velhas e conhecidas complicações físicas que atormentam tanta gente como gripe, resfriado, rinite etc.

À medida que o tempo passa e o inverno se aproxima, esses problemas só tendem a aumentar ainda mais, pois, com o ar ficando cada vez mais seco e frio, as incidências de alergias, sempre fortemente presentes nessa época, se agravam mais.

A alergia pode ser definida como uma reação exagerada do organismo a agentes externos, como os ácaros, por exemplo, que se propagam com maior facilidade no período do inverno, desencadeando uma resposta do sistema imunológico.

Neste período, em razão do ar seco, e de uma maior tendência a ficarmos em ambientes fechados devido ao frio ocorre um aumento do índice de alergias respiratórias como asma e rinite devido a maior exposição aos agentes desencadeantes das alergias, como os ácaros, fungos e outras substâncias presentes na poeira doméstica.

O fato de muitas pessoas confundirem os sinais alérgicos com sintomas de gripe e resfriado contribui para que o problema demore a ser diagnosticado.  Por isso se o resfriado permanecer por períodos maiores que 10 dias;  é importante consultar um médico e realizar testes alérgicos cutâneos e exames de sangue para diagnosticar as alergias.

Pensando em melhorar a vida de quem sofre desse mal, a Alergoshop, empresa especializada na venda de produtos hipoalergênicos e cuidados com a casa sem agredir a saúde, vem há 20 anos oferecendo melhor conforto e bem-estar aos seus clientes. Confira as dica:

– Forrar colchões e travesseiros (principais focos de ácaros) com capas especiais anti-ácaros;

– Manter a casa e, principalmente o quarto, limpos e arejados. Evitar bichinhos de pelúcia, almofadas, cortinas pesadas, pois acumulam pó e são mais difíceis de serem lavados;

– Lavar blusas de lã, casacos e jaquetas que estejam no armário há meses, antes de utilizá-los;

– Para se remover o pó dos móveis, evitar o uso do espanador, uma vez que ele apenas muda o pó de lugar. Preferir um pano úmido;

-Aplicar produtos específicos para controle dos ácaros e fungos em carpetes, tapetes e cortinas;