Rosane e Qades

 

O restaurante Al Mahata – especializado em comida árabe – reabre em novo endereço, nesta sexta-feira (8), às 18h30, e passa a atender na rua José Urbano Sanches, 549 (esquina com a rua Capitão Manoel Rudge), na Vila Oliveira, em Mogi das Cruzes.

 

A reserva de mesa para a noite de reabertura está esgotada. 

 

Há três anos instalado na cidade, o Al Mahata está sob o comando do casal Qades Khaled Abu Taha e Rosane da Costa Abu Taha. Ele é palestino e, por quatro anos, com a família, viveu em campo para refugiados no Iraque, antes de chegar a Mogi das Cruzes, em 2007.  

 

Qades é quem comanda a cozinha, preparando os tradicionais pratos que já caíram no gosto não só dos mogianos, mas de quem mora na Região do Alto Tietê. Há clientes até da Capital. Em 2016, eles inauguraram o Al Mahata, no distrito de Luís Carlos, em Guararema, com a mãe de Qades, Donya Baltaji, que atualmente reside no Mato Grosso.  

 

O evento de reabertura terá algumas atrações artísticas, como a dançarina Maria Luiza Gonçalves, que fará uma apresentação de dança do ventre; o bailarino egípcio Hamada Nayel; e o cantor Abdallah Zawit.

 

Al Mahata tem em seu cardápio pratos como o trio de pastas (homus, coalhada ou babaganoush), shawarma [de carne ou frango], falafel, charutinho, quibe cru, arroz marroquino, kebab com salada árabe, couve-flor com tahine e tabule. As comidas são preparadas com temperos importados, que dão um toque todo especial às receitas. 

 

“Estamos preparando uma noite bem agradável, com boa comida e atrações culturais. A nossa proposta é fazer com que os clientes tenham uma imersão nessa linda cultura por meio da dança, música e culinária”, revelam Qades e Rosane.

 

História

Em 2014 a brasileira e mogiana Rosane Leão Abu Taha conheceu um refugiado, o palestino Qades Abu Taha. Em comum, o amor pela culinária, pela reunião familiar em volta de uma mesa farta e a paixão por servir bem!

 

Rosane e Qades iniciaram os trabalhos bem antes de existir um espaço físico para o Al Mahata. Preparavam os pratos da culinária árabe para presentear alguns amigos, entre os agraciados estava o casal Vitor e Ivone Dias. A iniciativa deu tão certo que, assim que surgiu a oportunidade de vender os produtos em um espaço físico, eles abraçaram a ideia. 

 

Em 2015, Qades e Rosane conquistaram um lugar na feira noturna e ganharam uma aliada para ajudar no preparo dos pratos: Donya Mostafa, mãe de Qades. As vendas deram muito certo, os pedidos foram crescendo e o trio precisava de um espaço maior para acomodar os clientes, que só aumentavam com o passar dos dias. Nascia, assim, o Al Mahata, na bucólica Guararema, mais precisamente no simpático distrito de Luís Carlos, em 21 de outubro de 2016. Anos depois, surgia mais uma oportunidade: instalar o Al Mahata em Mogi das Cruzes. E foi assim, em 5 de junho de 2018, que mudaram o endereço do restaurante e desde então atendem, com a maior satisfação, criatividade e amor, os clientes, vindos da Região do Alto Tietê e até da Capital. Até uma semana, o local funcionava na rua Navajas, na área central da cidade. 

 

O telefone para mais informações é o (11) 4796-1239. Acesse o site www.almahata.com.br e confira o cardápio.

 

 

21