FoliaA Associação Pró-Festa do Divino promove o “5º Encontro de Folias do Divino Espírito Santo”, neste sábado (2), com a participação de 14 grupos de diferentes cidades, além de Mogi das Cruzes. As apresentações ocorrerão no Largo do Rosário, a partir das 10h30. À noite, ainda como parte do Encontro, será realizado o “Show Folia & Viola”, às 19h30, no Theato Vasques.

Segundo o coordenador do evento, Josemir Ferraz Campos, membro da Associação Pró-Divino, as delegações vão ser recepcionadas com um café da manhã, na Associação Pró-Festa. Às 9 horas, o padre Thiago Cosmo fará uma bênção de abertura do evento. Em seguida, os grupos seguem para a concentração na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, em frente ao Centro Cultural de Mogi das Cruzes. De lá, por volta de 10 horas, todos saem em cortejo em direção ao Largo do Rosário. As apresentações serão realizadas a partir das 10h30. A expectativa de Campos é de que até às 15h30 o evento termine.

De volta à Associação, no Mogilar, o representante de cada um dos 14 grupos vai receber um troféu e todos os 170 foliões receberão um certificado de participação. As cidades participantes são: Ubatuba, Lagoinha, Santa Branca, Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Arujá, Guararema, Guarulhos e São Paulo, com um grupo de cada cidade, e Salesópolis, com cinco grupos.

Segundo o coordenador do evento, a proposta do Encontro de Folias é valorizar e manter viva a tradição dos grupos de folias, que “estão disseminados por todo o território nacional nas cidades em que há Festas do Divino”. “Na sua origem, esses grupos de cantadores peregrinavam principalmente pela Zona Rural das localidades, pedindo esmolas para a realização da Festa do Divino. Ainda hoje, em alguns Estados, como Goiás, Minas Gerais e Tocantis, eles fazem essa peregrinação. Aqui, no Estado de São Paulo, são raros os casos”, explica Campos.

Show Folia & Viola

O Show Folia & Viola será realizado a partir das 19h30, no Theatro Vasques. A entrada é gratuita, mas a organização do evento pede que seja doado um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada para a Casa de Assis, entidade que presta assistência a moradores em situação de rua.

A abertura das atrações ficará por conta do coordenador do evento​, Josemir Ferraz Campos. O historiador e professor Jurandyr Ferraz de Campos fará a apresentação do show, que terá a participação de alguns grupos que estiveram no “Encontro de Folias” e de cantores como Henriette Fraissat, Meyson e Aline Chiaradia (veja programação no quadro).

 

Show Folia & Viola​ – Theatro Vasques ​

1 –      Abertura: Josemir Ferraz Campos

            Apresentação: Jurandyr Ferraz de Campos

2 –      Folia do Divino de Ubatuba

            Mestre Pedro Vitor dos Santos

3 –      Saudação à Bandeira do Divino, de Nelson Prudente e Josemir Campos

            Interpretação: Nelson Prudente e Sarnei

4 –      Folia do Divino de Lagoinha (SP)

            Mestre Amarildo

5 –      É na porta da sua casa, de José Leite

            Interpretação: Folia do Divino “Rezadores do Divino” do Distrito de Nossa Senhora dos Remédios, Salesópolis (SP)

6 –      A Bandeira do Divino, de Torrinha e Canhotinho

            Interpretação: Orquestra de Viola de Mogi das Cruzes (Vanderlei, Gabriel, Agenor, Dias, José Adão e Valdomiro)´

7 –      Folia do Divino Estrela Guia de Biritiba Mirim (SP)

            Mestre Nei

8 –      Bandeira do Divino, de Moreno e Moreninho

            Interpretação: Trio do Divino (Sidnei, Toninho e João)

9 –      Romaria, de Renato Teixeira

            Interpretação: Henriette Fraissat

10 –    Folia do Divino, de Andrade e Hamilton Carneiro

            Interpretação: Orquestra de Viola de Mogi das Cruzes (Vanderlei, Gabriel, Agenor, Dias, José Adão e Valdomiro)

11 –    Divino, de Meyson

            Interpretação: Aline Chiaradia

12 –    Engenho de Gente, de Meyson

            Interpretação: Cantadores do Divino (Dani, Gleber, Mateus e Meyson)

13 –     Apoteose: A Bandeira do Divino, de Ivan Lins

            Interpretação: convidados e plateia

Fonte: Associação Pró-Festa do Divino