O câncer de pele é o mais incidente de todos os cânceres. A incidência dele vem aumentando e cada vez mais atinge os jovens. Ele pode ser classificado como neoplasia maligna cutânea melanoma (a mais agressiva e menos frequente) ou não melanoma (carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular).

 

Sintomas dos cânceres de pele

O principal sintoma de qualquer câncer de pele é geralmente uma pinta, ferida, nódulo ou nova formação na pele. Qualquer alteração na aparência de uma lesão pigmentada ao longo do tempo é um sinal de alerta. Observe também a ocorrência de qualquer sangramento em uma formação cutânea.

O sistema ABCD pode ajudar a lembrar as características que podem ser sintomas de melanoma

  • Assimetria: metade da área anormal é diferente da outra metade.
  • Bordas: a lesão ou formação apresenta bordas irregulares.
  • Cor: a cor muda de uma área para outra, com tons de aspecto bronzeado, cor marrom ou preta (às vezes branco, vermelho ou azul). Pode ocorrer uma mistura de cores em uma mesma ferida.
  • Diâmetro: A mancha tem geralmente (mas nem sempre) mais de 6 mm de diâmetro, mais ou menos o tamanho de uma borracha de lápis.Para tratar um melanoma é importante reconhecer os sintomas cedo. Você talvez não note uma pequena mancha preocupante se não olhar atentamente, por isso faça autoexames cuidadosos mensalmente e agende um exame profissional de pele com um dermatologista anualmente.

 

Exames e diagnóstico :

O exame físico da pele do paciente é realizado com o auxílio de lupa e do dermatoscópio aparelho que de tão importante chega a ser comparado ao estetoscópio do clínico). Atualmente, a dermatoscopia é considerada um método indispensável e rotineiro na prática dermatológica. Qualquer lesão suspeita de câncer de pele à dermatoscopia deverá ser retirada cirurgicamente e enviada para exame anátomo patológico (biópsia) que confirmará ou excluirá o diagnóstico.

A dermatologista Giuliana Wurthmann Piergallini participou do Masterclass de Dermatoscopia realizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em parceria com o Grupo Brasileiro de Melanoma, nos dias 23 e 24 de março, na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). O curso abordou novos algoritmos dermatoscópicos e a importância da dermatoscopia (microscopia de superfície ou microscopia de epiluminescência) como um exame de imagem que, de forma não invasiva, auxilia no diagnóstico precoce do melanoma e de outros tumores de pele. 

O exame é realizado com o auxílio de um aparelho chamado dermatoscópio, uma espécie de lupa bastante potente. Esse instrumento é colocado sobre a lesão a ser avaliada (pinta, mancha, tumor, etc.) e sua lente faz uma magnificação de, no mínimo, 10 vezes. Assim, é possível visualizar em detalhes cores, estruturas e vasos abaixo da camada mais superficial da pele, que não são visíveis normalmente, sem aumento.
Após o exame, a lesão é classificada em benigna, maligna ou suspeita, contribuindo para a definição de um diagnóstico, necessidade de biopsia ou retirada completa da lesão, de forma que a melhor conduta possa ser tomada.

Tratamento do Câncer de Pele : A cirurgia é considerada o padrão-ouro dentre os tratamentos disponíveis para o câncer de pele, por permitir uma avaliação das margens do tumor. No caso do melanoma além da retirada da lesão um procedimento chamado biópsia do linfonodo sentinela (BLNS) pode ser realizado em algumas pessoas com este câncer para verificar se o câncer atingiu os linfonodos próximos.

 

Como evitar a doença

Filtro solar e chapéu são as melhores armas para prevenir o câncer de pele e devem ser usados diariamente. O ideal é evitar o sol, mas, caso vá se expor, que seja antes das 10 horas, ou à tarde, depois das 16 horas, sempre usando filtro solar (fator de proteção de 30, no mínimo), chapéu e óculos escuros. Use também um protetor labial. O cuidado deve ser redobrado com as crianças, porque a exposição exagerada ao sol nos primeiros 20 anos de vida é decisiva para o aparecimento de câncer de pele na meia-idade. Consulte um dermatologista regularmente para o acompanhamento de suas pintas e sinais.