Os dias mais quentes são sinônimo de fios oleosos, principalmente no verão. Para minimizar o excesso de sebo nas mechas, a dermatologista especialista em cabelos Andrea Frange explica por que os fios ficam mais oleosos nessa estação e como mantê-los com aparência sempre limpa.

“O funcionamento do nosso corpo reage diretamente ao aumento das temperaturas, fazendo com que a circulação sanguínea seja ampliada. Consequentemente, a produção de sebo na pele e couro cabeludo tendem a aumentar nos dias mais quentes”, explica Andrea.

Como minimizar?

Invista em shampoos antirresíduos. “Para cabelos naturalmente mais oleosos, a recomendação é que sejam lavados todos os dias”, indica a dermatologista e completa, “porém, independente da frequência de lavagens, é super importante usar um shampoo antirresíduo 1x por semana ou a cada 15 dias. Esse tipo de produto limpa o couro cabeludo mais profundamente em relação aos shampoos normais, eliminando as sujidades e oleosidade que, quando acumulados, podem enfraquecer as mechas.”

Condicionador

Evite condicionador no couro cabeludo. “Essa é uma dica que vale para todas as estações, quentes ou frias: não se deve aplicar condicionador no couro cabeludo. Isso porque o produto pode entupir os poros e deixar o cabelo com aspecto pesado e sujo, mesmo após acabar de sair do banho”, pondera e orienta, “a aplicação deve ser feita apenas no comprimento e pontas, sempre evitando o contato com a raiz”.

Andrea recomenda ainda fazer um coque baixo enquanto o produto age nos fios para evitar que ele escorra para o couro cabeludo se amarrado no topo da cabeça.

Não deu tempo de lavar os fios, e agora?

“Para amenizar o aspecto oleoso dos fios na correria do dia a dia, sugiro a aplicação de shampoos a seco. Além de controlar e disfarçar a oleosidade, o produto também proporciona um aspecto limpo e deixa os fios com boa aparência. Porém, por mais que os shampoos a seco atuem de maneira superficial e não penetrem no fio, o ideal é que sejam usados entre as higienizações, no máximo de 2x a 3x por semana, pois ele não substitui a lavagem”, recomenda a especialista.

Lave os fios com água fria

Os dias quentes podem ser a melhor oportunidade para “refrescar” o couro cabeludo, lavando os fios com água fria. Isso fará com que ele diminua a produção de oleosidade, acalmando a pele”. Caso não seja possível, a dermatologista recomenda duchas de água morna e o último enxague com água fria.