mamaaA cada ano são realizadas em média 2 milhões de cirurgias estéticas no Brasil. A mais procurada continua sendo a cirurgia de aumento de mamas. Cerca de 185 mil brasileiras realizam essa cirurgia, por ano, e muitas delas aproveitam o período de inverno para isso. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), 86% das cirurgias plásticas realizadas em 2014 foram feitas no mês de julho.

Esse período é o mais escolhido por proporcionar conforto à paciente durante sua recuperação, principalmente quando a intervenção exige uso posterior de cintas ou ataduras. Além disso, o repouso torna-se mais cômodo pela ausência do calor excessivo; a paciente retém menos líquido e, consequentemente, fica menos inchada. Outras vantagens estão em poder usar roupas mais largas e/ou compridas para esconder curativos, cinta ou eventuais hematomas e a exposição ao sol é quase nenhuma, o que evita manchas na pele e acentuação de cicatriz.

Independentemente da época do ano, o que não pode mudar é a preocupação com a segurança do procedimento. Afinal, não há beleza que valha colocar a saúde em risco.

De acordo com a cirurgiã plástica Elizabeth Brenda Smialowski, é muito comum que as pacientes se preocupem com aspectos relacionados ao local da incisão e o tempo de recuperação, mas pouco discutam com o médico a respeito de pontos importantes relacionados a segurança do procedimento.

Se você está pensando em fazer uma cirurgia, confira abaixo algumas dicas importantes para tomar essa decisão com confiança, colocando sempre sua saúde em primeiro lugar:

• Reflita sobre sua decisão: Cada corpo é único e tem sua própria beleza. Mas, quando deixamos de nos identificar com nossa aparência, é importante prestar atenção ao que sentimos. Se é algo que incomoda, vale conversar com um médico e entender as alternativas.

• Defina expectativas: Independentemente do motivo, é importante ter expectativas realistas com relação à cirurgia, pois o resultado final é diferente em cada paciente.

Mamma• Priorize sempre a sua saúde e segurança: Não economize tempo pesquisando sobre todos os aspectos que envolvem a cirurgia. Desde o preparo pré-operatório, passando pela qualidade e segurança dos materiais utilizados e chegando aos cuidados na recuperação.

• Siga à risca todas as recomendações do seu médico: O resultado final da cirurgia depende também das atitudes da paciente durante a recuperação no pós-operatório. Por isso é fundamental seguir todos os cuidados indicados pelo médico e fazer o acompanhamento adequado após o procedimento.