bebida-na-lancheiraA preocupação em elaborar uma lancheira nutritiva para as crianças está cada vez maior, principalmente quando chega o fim das férias e a garotada precisa retornar às aulas.

Neste caso, o desafio para os pais é preparar uma combinação nova e diferente. Por isso, é importante usar a criatividade, variar a alimentação e se atentar às novidades e informações nutricionais de cada produto disponível nas gôndolas.

Segundo o pediatra nutrólogo Mauro Fisberg, a lancheira deve possuir uma quantidade controlada de açúcar, para ajudar a criança a ter uma alimentação mais equilibrada. “O segredo é variar e sempre consumir alimentos de todos os grupos alimentares nas diferentes refeições, como pães, massas, frutas, legumes, carnes, leguminosas, óleos e açúcares em moderação”. “Além dos alimentos, é essencial nos atentarmos ao tipo de bebidas que consumimos, devendo priorizar a hidratação, com água, bebidas nutritivas, como os sucos de frutas naturais, água de coco ou bebidas à base de soja. Estas oferecem uma combinação de proteínas, minerais e vitaminas importantes para o sistema imunológico e desenvolvimento da criança”, destaca.

Confira algumas dicas:

“Uma sugestão interessante é a de deixar a lancheira sempre colorida, para chamar a atenção dos pequenos, mantendo sabor e nutrição aliados”,  explica o pediatra.

Lancheira-saudávelOpção1:

– 1 Pão de mandioquinha com ervas
– 1 colher (sobremesa) de creme vegetal ou de queijo
– 1 copo (200 ml) de bebida à base de soja sabor laranja

Opção 2:

– 1 fatia de pão integral
– 1 colher (sobremesa) de geleia de frutas natural
– 1 copo (200 ml) de suco natural de uva sem açúcar
-1 fatia de mamão picado

Opção 3:

– 1 fatia de bolo de laranja caseiro simples
– 1 banana
– 1 copo (200 ml) de bebida à base de soja sabor Morango

Opção 4:

– 2 bisnaguinhas integrais
– 1 colher de patê de atum com cenoura
– 1 copo (200 ml) de suco natural de abacaxi

Opção 5 :

– Pão de mandioquinha e ervas com cream cheese
– Morango picado
– Bebida à base de soja sabor maracujá