Quem vive em Mogi das Cruzes com certeza já ouviu falar da famosa bacalhoada do restaurante O Berro. E se você pretende fazer a iguaria culinária em casa, segue a sugestão. A receita serve duas pessoas e pode ser feita para celebrar uma data especial com a família, a dois ou com os amigos. E não se esqueça do vinho para acompanhar. Bom apetite!

Bacalhau do restaurante O Berro
Bacalhau do restaurante O Berro

 

Ingredientes

300 gramas de postas de bacalhau dessalgadas

Uma batata grande cozida

Meia cebola média cortada em rodelas

Um tomate grande cortado em rodelas

Azeite extra-virgem a gosto

Azeitona azapa

30 gramas de queijo parmesão ralado grosso

 

 

Modo de preparo

Bacalhau

O primeiro passo é dessalgar as postas de bacalhau. Isso deve ser feito com dois dias de antecedência. Mergulhe a carne em uma vasilha com água fria e leve à geladeira. Troque a água de duas a três vezes por dia.Finalizado o processo da dessalga, o bacalhau deve ser aferventado por cinco minutos em fogo alto. Reserve.

 

Montagem

Use uma travessa de barro, corte as batatas já cozidas em tiras e forre a travessa com elas. Em cima, coloque parte do tempero e as postas de bacalhau. Depois, coloque mais tempero. Em seguida, coloque rodelas de tomate e faça uma cobertura com cebolas cortadas em fatias grossas. Finalize com azeitonas por cima e regue com bastante azeite cobrindo com queijo parmesão ralado. Por fim, leve ao forno até que as cebolas e as batatas fiquem douradas. Serve duas pessoas.